Uma onça-parda adulta foi flagrada por câmeras de monitoramento circulando por uma plantação de café localizada na divisa entre os municípios de Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo.
As imagens chamaram a atenção de moradores da região, principalmente pela proximidade do animal com residências e propriedades rurais.
Veja:
Em entrevista à reportagem da TV Sim SBT, o biólogo Daniel Motta explicou que a presença da onça-parda em áreas rurais não é incomum. Segundo ele, já houve registros do animal em municípios como Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Domingos Martins, Iconha e Colatina.
De acordo com o especialista, esses grandes felinos necessitam de extensas áreas para sobreviver, já que são animais territorialistas. “Eles precisam de grandes territórios para moradia, caça, segurança e reprodução. Com a redução do habitat natural, causada pelo desmatamento para abertura de estradas, plantações e pastagens, esses animais acabam migrando em busca de novos fragmentos de mata”, explicou.
Ainda segundo o biólogo, durante esse deslocamento, é possível que as onças atravessem áreas próximas ou até mesmo dentro de centros urbanos. “Existe uma relação direta entre os impactos ambientais e a migração desses animais. Quanto maior a taxa de desmatamento, maior a chance de avistamentos próximos às áreas urbanas. É importante destacar que o ser humano está avançando sobre o habitat deles, e não o contrário”, concluiu.





