Consultas em Vitória agora podem ser confirmadas no WhatsApp

Novo serviço funciona por meio da 'VitórIA', uma assistente virtual com tecnologia de inteligência artificial integrada ao sistema de gestão da saúde da cidade

Por Redação
Foto: Jansen Lube

A Prefeitura de Vitória passou a oferecer um novo canal de atendimento em saúde por meio do WhatsApp. A ferramenta permite que moradores confirmem ou cancelem consultas e avaliem atendimentos sem precisar ir até uma unidade de saúde ou acessar outros sistemas.

O serviço funciona por meio da VitórIA, uma assistente virtual com tecnologia de inteligência artificial integrada à Rede Bem-Estar, sistema de gestão da saúde do município. O contato é feito pelo número (27) 98107-0240.

A prefeitura informou que outras funcionalidades devem ser incluídas gradualmente, incluindo a função de agendamento de consultas, conforme o uso da ferramenta pela população.

A proposta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), é simplificar o acesso aos serviços usando um aplicativo já presente no dia a dia da maioria dos brasileiros. Com isso, a expectativa é tornar a comunicação mais rápida e reduzir dificuldades enfrentadas por usuários da rede pública.

De acordo com o assessor sênior em Tecnologia da Semus, Higino Mendes, a ferramenta foi desenvolvida por servidores da própria prefeitura e cria um canal direto entre o cidadão e a secretaria. Ele explica que a integração do WhatsApp com a assistente virtual permite respostas mais ágeis e tende a facilitar o fluxo de atendimento na rede municipal.

Além de substituir o envio de mensagens por SMS, o novo canal também poderá ser usado para tirar dúvidas sobre o acesso aos serviços de saúde, além de fornecer informações sobre exames, medicamentos e atendimentos oferecidos pelo SUS em Vitória.

Alerta de segurança

Para evitar golpes e garantir a identificação do canal oficial, a conta da VitórIA possui o selo de verificação do WhatsApp, identificado por um símbolo verde ao lado do nome. O selo indica que o número foi analisado e aprovado pela Meta, empresa responsável pelo aplicativo.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a assistente virtual não pede senhas, CPF ou documentos pessoais por mensagens, reforçando que qualquer solicitação desse tipo deve ser considerada suspeita.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.