Idosa é presa por racismo contra enfermeira em Vitória

Uma testemunha contou à PM que a mulher chegou a dizer frases como “pretos são todos ignorantes e mal-educados” e afirmou que não queria ser atendida por “alguém daquela cor”

Por Redação
Foto: Divulgação

Uma idosa de 69 anos foi presa em flagrante por racismo e injúria racial após ofender uma enfermeira dentro do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, na quarta-feira (20).

De acordo com a Polícia Militar, a mulher proferiu xingamentos e ofensas racistas contra a profissional de saúde que trabalhava na unidade. Segundo relato da enfermeira, a idosa estava a caminho de realizar um exame de raio-X e que, por estar com fraqueza nas pernas e sentindo dores, pediu para ser carregada até o local.

Segundo o relato, a enfermeira explicou que não teria condições de carregá-la, mas se dispôs a acompanhá-la até o setor onde o exame seria feito. Diante da negativa, a idosa se exaltou e passou a agredir verbalmente a profissional.

Uma testemunha contou à PM que a mulher chegou a dizer frases como “pretos são todos ignorantes e mal-educados” e afirmou que não queria ser atendida por “alguém daquela cor”.

Após receber atendimento médico, a idosa foi conduzida para a 1ª Delegacia Regional de Vitória, onde o caso foi registrado.

Em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Vitória confirmou o ocorrido e classificou o episódio como gravíssimo. Segundo o hospital, o caso “fere valores defendidos pela nossa instituição”.

“A Santa Casa de Vitória lamenta profundamente o ocorrido e reafirma que não tolera, não compactua e repudia qualquer ato de discriminação, preconceito ou violência. A instituição reforça seu compromisso em promover um ambiente de respeito e de igualdade para todos”, informou.

O hospital também destacou que a enfermeira recebeu acolhimento e suporte da equipe e que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas para o esclarecimento dos fatos.

De acordo com a Polícia Civil, a idosa foi autuada em flagrante por injúria e por praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Ela foi encaminhada ao Centro Prisional Feminino de Cariacica.

 

* Com informações de Fábio Gabriel, da TV SIM SBT

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.