A Lagoa de Carapebus, localizada no bairro Balneário de Carapebus, na Serra, rompeu a barreira de areia que a separa da praia e desaguou no mar nesta quarta-feira (21). Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que a faixa de areia se rompe, permitindo que um grande volume de água escoe em direção ao mar.
Segundo relatos ouvidos pela reportagem do portal ES360, é comum que, após períodos de chuva, moradores e pescadores provoquem o esvaziamento da lagoa. A prática ocorre porque muitos aproveitam a vazão para capturar peixes em grande quantidade.
Com a abertura da barra, todo o efluente que fica acumulado no fundo da lagoa é liberado, o que provoca a formação de uma mancha escura na água.
Em nota, a Prefeitura da Serra informou que a Lagoa de Carapebus é, na verdade, uma laguna, corpo d’água separado do mar por uma barreira física, como um banco de areia. Segundo o município, o rompimento dessa barreira pode ocorrer de forma natural e é fundamental para o equilíbrio do ecossistema local.
No entanto, ainda de acordo com a prefeitura, há suspeitas de que o rompimento registrado nos vídeos não tenha ocorrido de forma natural, mas tenha sido provocado por pessoas da região. A prática configura crime ambiental. A equipe de Fiscalização de Meio Ambiente esteve no local, mas os responsáveis não foram identificados.
Caso a população tenha informações sobre os autores do rompimento, as denúncias podem ser feitas à Fiscalização Ambiental por meio do aplicativo Colab ou pelo Disque-Denúncia, no telefone 181.





