* Com informações da TV SIM /SBT
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (20) uma ordem executiva que retira a tarifa de 40% aplicada à importação de determinados produtos agrícolas brasileiros. No documento, Trump afirma que o monitoramento das circunstâncias permanecerá ativo e que novas medidas poderão ser adotadas, caso consideradas necessárias.
A decisão beneficia diretamente estados exportadores de produtos agrícolas, como o Espírito Santo, que tem na venda de café e frutas uma parte importante de sua economia.
O decreto revoga tarifas sobre algumas commodities agrícolas brasileiras, alimentos básicos e processados, fertilizantes usados na produção agrícola, insumos industriais e peças técnicas destinadas ao setor aeronáutico.
Segundo o texto oficial, a decisão foi tomada após a análise de informações e recomendações de autoridades norte-americanas e do andamento das negociações com o governo brasileiro. A ordem exclui determinados produtos agrícolas da alíquota adicional.
“Após considerar as informações e recomendações que me foram fornecidas por essas autoridades e o andamento das negociações com o Governo do Brasil, entre outros fatores, determinei que é necessário e apropriado modificar o escopo dos produtos sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14323. Especificamente, determinei que certos produtos agrícolas não estarão sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem”, afirmou Trump.
A medida altera oficialmente a lista de produtos atingidos pela taxação adicional e reforça que o governo dos EUA continuará acompanhando o comportamento do Brasil no âmbito das negociações comerciais bilaterais.
Confira alguns dos produtos:
- Café
- Carne
- Tomate
- Tubos, mangueiras, conexões e peças plásticas para aviação
- Peças de borracha vulcanizada
- Pneus para aeronaves
- Componentes metálicos para estruturas e motores
- Pimentas diversas (paprika, capsicum, pimenta-da-jamaica)
- Cacau
- Fertilizantes
- Cevada
- Farinhas e amidos de mandioca, banana, raízes tropicais
- Frutas (banana, coco,banana-da-terra, abacaxi, manga, mamão, goiaba, coco, abacate)
Confira a lista completa com os produtos está no decreto oficial da Casa Branca.




