PF apreende celulares em ação contra crimes sexuais infantis

Homem de 30 anos é investigado por armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual de crianças

Por Redação
Foto: Divulgação

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (22), um mandado de busca e apreensão em uma casa na Serra, durante a Operação Adeona VII, que investiga crimes de divulgação de material de abuso sexual infantil na internet.

A ação foi autorizada pela 2ª Vara Federal Criminal de Vitória e faz parte de um esforço nacional de combate a crimes digitais envolvendo exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante o cumprimento do mandado, os agentes apreenderam dois celulares que, segundo a investigação, podem conter imagens e vídeos de violência sexual infantil. O morador, de 30 anos, é investigado por armazenar e compartilhar esse tipo de conteúdo.

Se confirmadas as suspeitas, ele poderá responder pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tratam da posse, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. As penas podem chegar a 10 anos de prisão, além de multa.

Alerta aos pais e responsáveis

A Polícia Federal também fez um alerta às famílias sobre a importância de acompanhar a vida digital das crianças e adolescentes. “Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos e observar mudanças de comportamento — como isolamento ou segredo em relação ao uso do celular — são medidas essenciais de proteção”, informou o órgão.

Nome da operação

O nome “Adeona” faz referência à deusa romana que guiava e acompanhava crianças em seus primeiros passos fora de casa — uma alusão simbólica à proteção da infância, segundo a PF.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.