O Espírito Santo vai celebrar o Dia Mundial do Pão com uma grande ação social e ambiental no próximo sábado (18), das 8h às 12h, em 11 pontos de troca distribuídos por diferentes municípios capixabas.
A campanha, promovida pelo Sindicato e Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães e Aipães), deve distribuir 50 mil pães em troca de materiais recicláveis como garrafas PET, óleo de cozinha usado e tampinhas plásticas.
A iniciativa, que já faz parte do calendário estadual, tem o objetivo de celebrar um dos alimentos mais tradicionais do mundo e, ao mesmo tempo, promover conscientização ambiental e solidariedade. “O Dia Mundial do Pão já faz parte do calendário do Espírito Santo. Todos os anos realizamos uma grande mobilização que envolve padarias, parceiros e voluntários. É uma data especial para celebrar o pão, valorizar nossa categoria e mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente”, afirmou Ricardo Augusto Pinto, presidente do Sindipães.
Como participar
- A cada 2 garrafas PET entregues, o participante recebe 1 pão doce.
- Já 1 litro de óleo usado dá direito a 2 pães.
- Em Vila Velha, 10 tampinhas plásticas também podem ser trocadas por 1 pão.
De acordo com Junior Jodima, presidente da Aipães, a ação é uma oportunidade de unir tradição e responsabilidade ambiental. “Recolhemos materiais que poderiam poluir ruas e rios e transformamos em solidariedade. É uma corrente do bem que une tradição, responsabilidade ambiental e impacto social positivo”, destacou.
Mobilização em todo o Estado
Para alcançar a meta de 50 mil pães, o Sindipães e a Aipães contam com o apoio de padarias, voluntários e parceiros em todo o Estado. “Precisamos da colaboração de todos os panificadores capixabas, seja doando pães, ajudando na produção ou atuando como voluntários. Essa união mostra a força do nosso setor quando trabalha junto por uma boa causa”, afirmou Sabrina Nicco, secretária executiva do Sindipães.
Sabrina reforçou ainda que a população também tem papel essencial: “Separar garrafas, óleo e tampinhas pode parecer simples, mas tem um impacto enorme. Todo mundo unido para fazer a diferença”, completou.
Pontos de troca – 18 de outubro (sábado), das 8h às 12h
Vitória
-
Praça Dom João Batista – São Pedro 1
Vila Velha
-
Praça de Coqueiral – Av. Santa Leopoldina, 1110
-
Praça de Jardim Colorado – R. Cravo – Jardim Colorado
-
Rua São José – Bairro Dom João Batista (em frente à Quadra de Esporte)
-
Praça Deus Pai – Cobilândia (em frente ao Supermercado Ramos)
-
Praça Zelinda Regina – Barramares
Serra
-
Av. Brauna, 1084 – em frente à Drogasil – Colina de Laranjeiras
Santa Leopoldina
-
Rua Presidente Vargas, 1522 – Centro
Nova Venécia
-
Praça Adélio Lubiana – Bairro Beira Rio
Ecoporanga
-
Av. Milton Motta – em frente à Padaria Ebenézer
São Gabriel da Palha
-
Praça Aurélio Bastianello – Av. Presidente Castelo Branco