O traficante Benonino Eleutério Filho, apontado como um dos líderes do Primeiro Comando de Vitória (PCV), foi preso nesta terça-feira (23) em Porto Seguro, no sul da Bahia. A ação fez parte da Operação Baeza, que reuniu forças de segurança da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.
De acordo com informações do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Benonino, conhecido pela gerência do tráfico de drogas e armas na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, possuía mandado de prisão em aberto por organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele também tem passagens pela polícia por porte ilegal de arma de fogo e homicídio.
A prisão foi resultado de uma ação integrada que envolveu órgãos estaduais e federais, como a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, unidades especializadas das polícias militares e civis, além do Ministério Público e da Polícia Federal.
Operação Baeza
A prisão integra a Operação Baeza, coordenada MPES, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-Central), com apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar do Espírito Santo.
As investigações tiveram início para desarticular a atuação da organização criminosa em Viana e demais regiões da Grande Vitória. A operação revelou que os integrantes do grupo se dedicavam ao tráfico de entorpecentes, aquisição e porte de armas e munições, além do planejamento e execução de homicídios, mesmo com parte de suas lideranças já custodiadas em unidades prisionais do Espírito Santo.