O Flamengo recebe o Estudiantes nesta quinta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, carregando um histórico favorável diante do rival argentino. Em oito confrontos oficiais, todos válidos pela antiga Supercopa dos Campeões da Libertadores entre os anos de 1988 e 1994, o Rubro-Negro venceu três vezes, empatou quatro e perdeu apenas uma. O retrospecto mostra ainda nove gols a favor e cinco sofridos.
O primeiro encontro aconteceu em 1988, na Argentina, e terminou em empate por 1 a 1, com gol de Bebeto. No jogo de volta, no Maracanã, o time brasileiro venceu por 3 a 0, em uma de suas atuações mais marcantes da época, com destaque para Bebeto e Renato Gaúcho.
Três anos depois, em 1991, os clubes voltaram a se enfrentar. No Rio, houve novo empate por 1 a 1. Já em La Plata, o Flamengo venceu por 2 a 0, com gols de Zinho e Renato Gaúcho, resultado que garantiu a classificação.
Em 1992, foram mais dois jogos equilibrados. O duelo na Argentina terminou 1 a 1, e no Maracanã os rubro-negros venceram por 1 a 0, gol de Luís Henrique. O último capítulo da série foi em 1994, quando o Flamengo empatou sem gols no Rio de Janeiro, mas acabou derrotado por 2 a 0 fora de casa, na única vitória argentina no histórico e também na única eliminação do time brasileiro no confronto direto.
Nos oito duelos, Gaúcho e Bebeto são os maiores artilheiros rubro-negros, com dois gols cada. Também marcaram Renato Gaúcho, Zinho, Júnior, Luís Henrique e Marquinhos. Do lado argentino, os gols foram anotados por Alejandro Méndez, Raúl Aredes, Darío Siviski, Oscar Gissi e Victor Ferreyra.
30 anos depois
Agora, três décadas depois do último encontro oficial, os dois clubes voltam a medir forças em busca de uma vaga na semifinal da principal competição do continente. A volta está marcada para o dia 25 de setembro, em La Plata, também às 21h30.
Enquanto o Flamengo chega com a expectativa de contar com Bruno Henrique, liberado após obter efeito suspensivo, o Estudiantes desembarca no Rio sob pressão. A equipe vem de duas derrotas no Campeonato Argentino e tem desfalques confirmados do zagueiro González Pirez e do atacante Cetré. Além disso, carrega um retrospecto negativo em jogos no Brasil, com apenas duas vitórias em 16 partidas, sendo 11 derrotas e três empates.
A Justiça do Rio suspendeu uma torcida organizada do Flamengo de frequentar qualquer eventoPlay Video
Torcida organizada do Flamengo é proibida de frequentar qualquer evento esportivo por dois anos
por Futebol