O livro Impressões nômades, de Gaspar Paz, será lançado nessa quinta-feira (18), às 19 horas, no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro Histórico de Vitória. O livro é publicado pela Editora Cousa, com prefácio de Junia Zaidan, orelha de André Queiroz e desenho de capa de Enio Squeff.
Gaspar Paz é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Segundo ele, a obra “carrega anseios poéticos a partir de escutas e práticas musicais”. Conforme explicou, são impressões de percurso em três partes: Cantares 1999-2006 (impressões sobre o Rio de Janeiro – RJ), Ensaios poéticos (escritos sobre artes plásticas, cinema, poesia e música) e Cantares 2019-2024 (impressões a partir de Vitória – ES).
A primeira parte aborda impressões da cidade do Rio de Janeiro e suas extensões. O subtítulo “Cantares” deixa reverberar as vozes que compõem os gestos e as tonalidades da publicação. Na segunda parte, “Ensaios poéticos”, estão os escritos sobre artes plásticas, fotografia, cinema, música e poesia, que emergem a partir de preocupações sociais e políticas. Na última parte, “Cantares” (2019-2024), ganha destaque a verve estético-política em poemas escritos a partir de impressões da cidade de Vitória (ES).