O tráfego no km 246 da BR-101, na Serra, será totalmente interrompido entre os dias 16 e 19 de setembro. A interdição acontece diariamente, das 10h às 10h40, para a execução de cortes de rochas.
A concessionária Ecovias Capixaba informou que o bloqueio será feito nos km 247 (sentido Norte) e 245 (sentido Sul), garantindo uma área de segurança durante a operação. Nesse período, o acesso de veículos, pessoas e máquinas ao trecho estará proibido. Caso seja necessário, após as 10h40 poderá ser adotado o sistema de Pare e Siga.
O serviço integra as obras de duplicação da BR-101 Norte, no trecho entre os km 242 e 247, que vai do Contorno de Mestre Álvaro até a praça de pedágio. A conclusão da duplicação está prevista para o fim de 2025.
Durante os trabalhos, são abertos furos nas rochas para fragmentação. O material retirado é transportado para locais específicos de depósito.
A concessionária reforça a importância de os motoristas redobrarem a atenção ao passar pelo trecho em obras, respeitando a sinalização que será instalada para organizar o tráfego.
Duplicação da BR-101
Com obras de duplicação em andamento entre os municípios de Guarapari e Anchieta e trechos duplicados já entregues em Viana, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, João Neiva, Ibiraçu e Iconha, a ampliação da BR-101/ES/BA entra em uma nova fase. Após a obtenção da licença ambiental liberada pelo Ibama, a Eco101 também concentrará esforços na duplicação no trecho norte da rodovia. O projeto abrange uma extensão inicialmente concentrada na Serra, entre os quilômetros 242 e 247, começando próximo ao Contorno de Mestre Álvaro até as proximidades da Praça de Pedágio.
Com investimento de cerca de R$ 40 milhões, a iniciativa colabora não apenas com melhorias na infraestrutura rodoviária, mas também gera um impacto positivo no mercado de trabalho com a geração de 500 novos empregos, entre diretos e indiretos, impulsionando a economia da região. Além disso, a duplicação contribuirá para melhorar a fluidez do tráfego, reduzindo o tempo de viagem para os motoristas.
Após a conclusão da obra, o segmento contará com duas faixas para cada sentido separadas por canteiro central ou barreira de segurança de concreto, além de acostamentos em ambas as pistas