O músico, guitarrista e compositor Jura Fernandes lança no próximo sábado (23), nas plataformas digitais, o álbum Ressonância Capixaba, o quinto autoral de sua carreira. Com cinco faixas, a coletânea carrega a sonoridade marcante da música popular do Espírito Santo que Jura ajudou a eternizar: a mistura de congo, reggae e rock. Jura é um dos fundadores da banda Casaca.
No domingo (24) Jura Fernandes, ao lado de sua banda e com participação do grupo Madalenas do Jucu, apresentará o novo trabalho ao vivo, na Barra do Jucu, em Vila Velha, no República da Barra Espaço Cultural e Bistrô”, às 15h.
A apresentação acontece durante o evento “Mercado Mix”, com início a partir das 11h, ocasião em que será comemorado também o Dia da Rendeira de Bilro da cidade canela-verde. O álbum tem capa inspirada em um quadro do artista plástico Kleber Galvêas.
“Vai ser um momento de muito energia e cultura. Esse disco é aquele que simplesmente vem. Mesmo que seja essa mistura de estilos que tenho afinidade, ele saiu que como se estivesse abrindo minha mente; e eu pensei no processo de gravação em passar o mesmo sentimento aos ouvintes”, conta Jura Fernandes.
O novo álbum é aberto com a canção “Abrindo Sua Mente”, que tem a participação (nos vocais e na guitarra) de Luan Murilho, considerado um dos maiores guitarrista do Espírito Santo hoje, que já acompanhou grandes nomes da música. Em seguida, a coletânea exibe uma regravação de “Congo-Reggae”, composição de Jura que já rodou em todos os cantos capixabas; originalmente, foi gravada pelo Casaca para o disco “No Tambor, Na Casaca e Na Guitarra”, de 2001.
A terceira faixa é uma inédita, “Congo da Maré”, feat. com as Madalenas do Jucu, grupo do bairro de Vila Velha (Barra do Jucu). “E no congo sagrado/Encontro a razão/De ser filho das águas/Raízes no chão”, versa a canção, que soa exuberante ao transparecer o sacramento das congadas barrenses”, destaca a promoção do álbum.
A coletânea continua com “Agradecimento”, outra regravação marcante da discografia de Jura originalmente lançada pelo Casaca, no disco “Na Estrada”, de 2004. A canção que fecha o trabalho é uma faixa bônus. “Congo das Rendeiras” ganhou uma versão remixada do músico e compositor Barol Beats.
Sobre Jura
Natural de São José dos Campos e capixaba de alma, Jura Fernandes mantém, desde 1995, relação espiritual e sonora com o Congo e a Barra do Jucu. É um dos fundadores da banda Casaca e, apesar de ter a guitarra como principal instrumento, os elementos percussivos sempre influenciaram seu som.
Jura tem no currículo participação em 15 discos, dos quais quatro são do Casaca – “Casaca”, “Na Estrada”, “Ilha” e “No Tambor, na Casaca e na Guitarra”. Também gravou os trabalhos autorais como o “Jura Que É Forró”, “Special Gig” e “Guitarra Canta Congo”, e tocou as guitarras no álbum do Bloco Surpresa, do Carnaval de 2013; além de ter tocado guitarra no novo álbum do Forró Bemtivi, “Pra Balançar, Pra Botar Quente”.
Serviço
– Quando: Dia 23, sábado, nas plataformas digitais; e dia 24, domingo, com show ao vivo
– Local do Show: República da Barra – Espaço Cultural e Bistrô; Rua Vasco Coutinho, 42, Barra do Jucu, Vila Velha
Spotify Jura: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2DgzDjR4RxKK0mAj2rrGPe?si=wBEu_YiJQM6MoVcqmw84-Q