
O Memorial Augusto Ruschi inaugura no próximo dia 22, em Santa Teresa, a exposição “A Verdade sobre Augusto Ruschi, o Patrono da Ecologia do Brasil”. Inédita e com entrada gratuita, a exposição tem a curadoria do filho do cientista, o biólogo Piero Angeli Ruschi. Com a proposta de revelar “o homem por trás do mito”, a mostra reúne diversos documentos de arquivo e relatos nunca divulgados sobre o pai e objetiva resgatar a “verdadeira história” desse capixaba que “dedicou a vida para salvaguardar o nosso patrimônio natural”.
Fundado em 2021 pelo filho do cientista, Piero Ruschi, o Memorial Augusto Ruschi está sediado na Casa Augusto Ruschi, na Avenida Jeronimo Vervloet, 115, no Centro de Santa Teresa. Segundo Piero, o espaço abre com a missão de “corrigir quatro décadas de informações distorcidas e apresentar ao público a autêntica e honrada trajetória de Augusto Ruschi (1915-1986), o Patrono da
Ecologia do Brasil”.

Defesa da natureza
De acordo com Piero, por décadas, a figura de Augusto Ruschi foi alvo de narrativas que frequentemente simplificaram ou distorceram seus métodos e sua dedicação
intransigente à defesa da natureza. “O Memorial surge como um bastião da verdade histórica, comprometido em elucidar, sem qualquer viés e com base em fatos documentados, quem foi o homem por trás do título e qual a real dimensão de sua luta pioneira pelo patrimônio natural no Brasil”.
Para Piero Ruschi – que está atualmente produzindo a biografia oficial de Augusto Ruschi -, este memorial é a materialização de um dever moral com seu pai e com o Brasil. “Nosso objetivo não é reescrever a história, mas sim apresentá-la como ela de fato ocorreu, com base em documentos, fatos e um profundo respeito ético. Queremos que cada visitante saia daqui com uma compreensão clara de quem foi Augusto Ruschi: um patriota que dedicou a vida a pesquisar e proteger o patrimônio natural para que ele se mantivesse disponível ao desenvolvimento do brasil sob a liderança das futuras gerações. O seu método ecológico precisa ser conhecido em sua totalidade para ser útil aos desafios de nosso tempo”.

Exposição
Segundo a organização, a exposição inaugural contará com uma série de banners biográficos e documentos, textos, imagens, áudios e vídeos que narram a vida e a obra do cientista de forma atrativa e acessível. “O conteúdo foi cuidadosamente planejado para dialogar com um público amplo, a partir de 12 anos, promovendo educação ambiental e histórica de qualidade”.
Destaca ainda que a inauguração também representa um marco para Santa Teresa e para o
estado do Espírito Santo, fortalecendo o circuito cultural e turístico da região
e “oferecendo um novo e importante polo de conhecimento sobre uma das
mais importantes personalidades capixabas”.
Como visitar a Exposição
● Abertura na semana inaugural:
Sexta (22/08): 17:30 às 19:00
Sábado (23/08): 13:00 às 17:00
Domingo (24/08): 13:00 às 16:00
Segunda à Sexta (25 à 30/8): 16:00 às 19:00
Sábado (31/08): 13:00 às 17:00
● Ingressos: Gratuito
● Onde: Casa Augusto Ruschi (sede do Memorial Augusto Ruschi): Av.
Jeronimo Vervloet, 115, Centro, Santa Teresa – ES. memorialaugustoruschi@gmail.com
Piero A. Ruschi
“Movido pela missão de resgatar e difundir a verdade e a honra sobre Augusto Ruschi, seu pai, o Dr. Piero Angeli Ruschi dedica-se hoje a um projeto de profundo significado pessoal e cultural. Como fundador de um inovador projeto no setor de memoriais, ele atualmente se dedica a escrever a biografia de seu pai, um trabalho que combina rigor metodológico, ética profissional,
respeito à verdade e uma íntima conexão familiar.
Esta dedicação é o ápice de uma jornada intelectual marcada pela excelência. Sua sólida formação acadêmica inclui Mestrado e Doutorado no Museu Nacional/UFRJ – instituição pela qual seu pai pesquisou até o final da vida – com um período de destaque como visitante na prestigiosa University of California, Berkeley (EUA), através do programa de Doutorado Sanduíche da CAPES, tendo sido bolsista da Petrobras e CNPQ. Suas pesquisas abrangeram um amplo leque temático que foi aprofundando em complexidade à medida que especializou-se em beija-flores, indo desde levantamentos faunísticos, biologia reprodutiva, taxonomia morfológica, bioacústica e sistemática filogenética até complexos estudos evolutivos a partir de anotações genômicas.

A interrupção de suas pesquisas, abrindo mão de convites para pós doutorado em instituições de grande prestígio mundial (Berkeley e Harvard) ocorreu em 2017 após Piero impedir que o Museu de Biologia criado por seu pai em Santa Teresa fosse removido de sua localidade original em uma trama envolvendo pesquisadores e políticos. É nesta confluência única entre a disciplina da pesquisa, adquirida em renomadas instituições, e o propósito de resgatar a verdade, que Piero A. Ruschi se posiciona a serviço de um bem maior: o verdadeiro legado intelectual do Patrono da Ecologia; seu exemplo pessoal e seu método ecológico”.





