Vitória vai iniciar obras na nova Beira-Mar; veja o projeto

Projeto abrange 4,2 km de obras entre o Centro e a Enseada do Suá e prevê píeres, ciclovia e áreas de lazer à beira da baía

Por Redação
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

A tradicional avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Vitória, passará por uma reurbanização completa. O contrato para início das obras foi assinado nesta sexta-feira (1º) pela Prefeitura da capital. A intervenção, que faz parte do programa Vitória de Frente para o Mar, vai transformar 4,2 quilômetros da via — entre o Porto de Vitória, no Centro, e as proximidades do Hortomercado, na Enseada do Suá — em um novo espaço turístico e de lazer.

A nova Beira-Mar terá passarelas, ciclovia, píeres, deques, áreas de contemplação, playgrounds, mobiliário urbano e estruturas voltadas ao uso coletivo. A proposta é que a via deixe de ser apenas um corredor viário e se torne um cartão-postal voltado para pedestres, ciclistas e visitantes.

Prazo é de dois anos para conclusão das obras

O contrato foi firmado na modalidade integrada, o que significa que o consórcio vencedor será responsável tanto pelo projeto executivo quanto pela execução da obra. O prazo total previsto é de 24 meses, sendo sete meses destinados à elaboração dos projetos e licenciamento ambiental, e 17 meses para a execução dos serviços.

A requalificação da Beira-Mar se soma às intervenções já iniciadas em outras regiões da cidade, como São Pedro, Ilha das Caieiras, Andorinhas e Canal de Camburi, dentro do mesmo programa municipal.

“Agora vamos transformar a Beira-Mar em mais um ponto turístico do Espírito Santo. Teremos geração de emprego, renda e valorização da nossa capital”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini durante a assinatura.

Espaço será voltado à convivência e lazer

Além da melhoria no visual e na mobilidade, o projeto busca estimular a permanência das pessoas na área. A proposta inclui academia popular, parquinhos para crianças, novas baias para ônibus, ampliação de calçadas e reforma das ciclovias existentes.

Também será construída uma nova sede para o SOE (Serviço de Orientação ao Esporte) e implantado um mirante com vista para a baía. Em alguns trechos, as calçadas avançarão sobre o mar, criando plataformas de contemplação sobre as águas.

Veja imagens do projeto da obra na galeria abaixo.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.