Uma cena de cortar o coração registrada por câmeras de segurança no bairro Porto Canoa, na Serra, está mobilizando a Polícia Civil do Espírito Santo. O delegado Leandro Piquet, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), divulgou nas redes sociais um vídeo que mostra o abandono de um cachorro por um homem e uma jovem, no meio de uma rua.
Nas imagens, o homem aparece caminhando ao lado de uma menina que está de bicicleta. O cachorro, aparentemente dócil, segue com eles. Em determinado momento, a menina desce da bicicleta, retira o animal da cestinha e o deixa na calçada. Em seguida, os dois se afastam, enquanto o cachorro tenta correr atrás, mas acaba ficando para trás, sem conseguir alcançá-los.
O delegado classificou o abandono como um ato de crueldade. “O Espírito Santo não pode virar um local de descarte de seres inofensivos. O animal criado em ambiente doméstico não sabe procurar comida na rua, não sabe se defender de outros animais ou de seres humanos. Não sabe diferenciar o que é rua e o que é calçada. Ainda bem que ele foi acolhido”, disse Piquet.
O cão foi resgatado após o abandono, mas a polícia busca identificar os responsáveis. O delegado fez um apelo à população: “Ajude a Polícia Civil a identificar quem abandonou esse cão em Porto Canoa, Serra. Denuncie pelo 181 ou entre em contato com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente pelo telefone (27) 3198-7909.”
O abandono de animais é crime previsto em lei, com pena de detenção e multa.