Um bebê de apenas 45 dias faleceu nesta terça-feira (1) após passar por três atendimentos médicos no Hospital e Maternidade São José, em Colatina, no noroeste do Espírito Santo. Segundo a mãe da criança, o recém-nascido sofreu quatro paradas cardíacas e não resistiu.
Em uma publicação nas redes sociais, Aryele Ribeiro da Silva contou o bebê começou a apresentar sinais de mal-estar na madrugada de sexta-feira (27) para sábado (28), com episódios intensos de choro. Ela levou a criança ao Hospital São José, onde o filho foi diagnosticado com cólica e foi liberado. Porém, no sábado (28), diante da persistência dos sintomas e da dificuldade para respirar, a mãe retornou à unidade, e a criança foi novamente diagnosticada com cólica.
No domingo (29), o quadro do bebê piorou. Aryele retornou ao hospital, onde aguardou por horas até, por volta das 19h, receber o diagnóstico de que o filho tinha cristais na urina e foi liberada novamente. Diante da gravidade da situação, a mãe decidiu buscar atendimento em um hospital particular, onde foi informada de que a criança estava com pneumonia em estágio avançado e com danos significativos no pulmão.
A criança retornou ao Hospital São José e foi entubada na segunda-feira (30). Foi nesse momento que sofreu a primeira parada cardíaca. O quadro do bebê se agravou rapidamente e o pulmão esquerdo deixou de funcionar. Na terça-feira (1), o bebê teve mais três paradas cardíacas e acabou falecendo.
Após o relato, a mãe afirmou que o filho foi vítima de negligência médica no hospital desde o nascimento, quando teria engolido um líquido e precisou ficar internado. Ela agora cobra justiça, para que o mesmo não aconteça com outras famílias.
O que diz o hospital
O Hospital São José, em nota oficial, lamentou profundamente a morte do recém-nascido e afirmou que todas as condutas clínicas recomendadas foram seguidas desde o momento da internação.
Veja:
“O Hospital São José comunica, com profundo pesar, o falecimento de um recém-nascido ocorrido na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) da instituição.
Neste momento de dor, a direção do hospital e toda a equipe se solidarizam com os pais e familiares, prestando seus sentimentos e respeito à família.
Desde a admissão do bebê, foram adotadas todas as condutas clínicas indicadas para o quadro apresentado, com acompanhamento contínuo por equipe médica e multiprofissional especializada. Apesar dos esforços intensivos e ininterruptos, infelizmente, o recém-nascido não resistiu à gravidade do seu estado de saúde.
O Hospital São José reafirma seu compromisso com a ética, a responsabilidade e a qualidade da assistência prestada, e permanece à disposição da família para os devidos esclarecimentos”, informou a unidade de saúde.