A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pode ganhar um novo campus presencial em Afonso Cláudio, na região serrana do estado. A proposta foi discutida nesta terça-feira (1º) em uma reunião entre o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e o prefeito do município, Luciano Pimenta.
O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior na região e impulsionar o desenvolvimento local com a oferta de cursos voltados à ciência, tecnologia e inovação.
Estrutura já está praticamente pronta
Segundo o prefeito, o município já possui um espaço com mais de 90% das obras concluídas, equipado com ginásio, refeitório, 14 salas de aula, laboratórios e auditório. A estrutura, inicialmente projetada para uma escola técnica, poderá ser adaptada para receber o campus da Ufes.
“Está praticamente tudo pronto na parte física. O governo do estado se comprometeu a concluir a obra”, destacou Luciano Pimenta durante o encontro, realizado no campus de Goiabeiras.
Curso de inovação será o primeiro da unidade
De acordo com o reitor Eustáquio de Castro, a expectativa é que o primeiro curso ofertado seja na área de ciência, tecnologia e inovação, atendendo às demandas da região e com uma proposta pedagógica diferente dos cursos tradicionais da Universidade.
“Nosso foco é que seja um curso moderno, inovador e conectado com as necessidades locais. Nossa previsão é encaminhar a proposta ao MEC ainda este ano”, afirmou.
Projeto segue em análise na Ufes
Atualmente, Afonso Cláudio já conta com um polo de ensino a distância da Ufes, vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB). A criação de um campus presencial, no entanto, representa um avanço na oferta de ensino superior no município.
Uma comissão da Universidade analisa as adequações necessárias na infraestrutura e elabora o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para que a proposta avance. Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel, a ideia é que o curso atenda tanto à população local quanto a estudantes de outras regiões.
O prefeito reforça que a chegada da Ufes será um motor para o desenvolvimento. “Esse campus não vai transformar só a nossa cidade, mas toda a região, gerando pesquisa, extensão e desenvolvimento”, destacou.
A expectativa é que, com a união dos governos federal, estadual e municipal, o novo campus se torne realidade nos próximos anos.