Um motorista de transportadora foi rendido por dois criminosos armados enquanto fazia entregas no bairro Campina Grande, em Cariacica, na noite desta terça-feira (1º). Ele teve o celular e diversas mercadorias levadas. Parte dos produtos foi localizada cerca de meia hora depois, em outro bairro da cidade, mas ninguém foi preso.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento do assalto. O trabalhador havia estacionado o veículo utilitário para descarregar encomendas vendidas pela internet quando foi surpreendido por dois homens em uma moto. Um deles desceu, apontou o que parece ser uma arma e roubou o celular da vítima, que estava ao telefone. Em seguida, o criminoso obrigou o motorista a abrir o compartimento de carga, o empurrou para dentro do baú e o forçou a colocar diversos produtos em uma bolsa.
O comparsa permaneceu na moto, estacionado logo atrás do veículo. Após a rápida ação, que durou pouco mais de um minuto, o criminoso subiu na garupa da motocicleta com os produtos e os dois fugiram.
A vítima pediu ajuda a pessoas que estavam nas proximidades. Um dos moradores emprestou o celular e o motorista conseguiu avisar a empresa sobre o ocorrido. A partir do rastreador instalado em um dos celulares roubados, foi possível identificar o trajeto feito pelos assaltantes.
Segundo o relato do motorista, enquanto ainda estava no local do crime, ele avistou uma viatura da Guarda Municipal de Viana passando pela região e pediu ajuda. A empresa, por sua vez, conseguiu rastrear a movimentação dos suspeitos até o bairro Bandeirantes, em Cariacica.
Cerca de 30 minutos depois, a Guarda chegou à região e abordou dois homens em uma moto, mas eles não eram os assaltantes. Durante a busca, os agentes encontraram parte das mercadorias descartadas em uma mochila na rua.
A Polícia Militar foi acionada, e a ocorrência seguiu para a Delegacia Regional de Cariacica. No local, foram identificados alguns dos itens recuperados: cosméticos, HDs de computador, carregadores, capa de celular, uma carteira, um notebook e até um simulacro de arma. No entanto, o restante dos produtos não foi localizada.
Um colega da vítima, também entregador, falou sobre a rotina de riscos enfrentada pelos profissionais que fazem entregas de mercadorias vendidas online. Ele já foi assaltado outras vezes e desabafou sobre o medo e a insegurança que fazem parte do cotidiano da categoria.
“Infelizmente, a gente tem que lidar com o perigo do dia a dia, como assaltos e roubos aos carros de entrega. Não temos segurança no nosso dia a dia. Nosso amigo foi assaltado, e não sabemos se, ao sairmos de casa, vamos conseguir voltar. A gente fica triste, pois o perigo está em todo lugar, com bandidos e criminosos monitorando e ameaçando. Ficamos profundamente abalados e tristes com a situação, pois temos famílias para sustentar. Necessitamos de um pouco mais de segurança”, lamentou.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil.