Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um projeto de lei que determina que o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, comemorado no dia 23 de maio, seja declarado como feriado estadual.
Atualmente, a data é comemorada apenas em Vila Velha. Em sua justificativa, o deputado Coronel Weliton (PRD) diz que a data é um marco histórico de grande relevância social, econômica e cultural para todo o estado.
O parlamentar lembra que foi em 23 de maio de 1535 que Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, chegou em solo capixaba, dando início ao processo de colonização da região. “Esse evento simboliza o nascimento da identidade capixaba, representando o início da construção do nosso povo, de nossa cultura e das instituições que moldaram o Estado ao longo dos séculos”, justificou.
Atualmente, essa data é reconhecida como feriado apenas no município de Vila Velha, local onde se deu o desembarque do donatário. “No entanto, por sua importância histórica e cultural para todo o Espírito Santo, é justo e coerente que o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense seja elevado à condição de feriado estadual”, diz um trecho da justificativa do parlamentar.
Segundo ele, a institucionalização dessa data em âmbito estadual contribuirá para que todos os capixabas tenham a oportunidade de refletir sobre a origem do nosso Estado, resgatar sua história, fortalecer a identidade regional e celebrar as raízes culturais que formam a base da sociedade espírito-santense.
Próximos feriados
Setembro
07/09 (domingo): Independência do Brasil (nacional)
Outubro
12/10 (domingo): Nossa Senhora Aparecida (nacional)
Novembro
02/11 (domingo): Finados (nacional)
15/11 (sábado): Proclamação da República (nacional)
20/11 (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra (nacional)
Dezembro
24/12 (quarta-feira): Véspera de Natal (ponto facultativo após as 14h)
25/12 (quinta-feira): Natal (nacional)
31/12 (quarta-feira): Véspera do Ano-Novo de 2026 (ponto facultativo após as 14h)