Três homens foram presos na última quarta-feira (25), suspeitos de integrar uma associação criminosa especializada no roubo de veículos antigos na Serra. As prisões ocorreram após uma operação da Polícia Civil que investigava o grupo desde janeiro de 2025.
De acordo com o delegado Luiz Gustavo Ximenes, titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), os suspeitos praticavam furtos de veículos, principalmente modelos antigos. Após o roubo, o grupo seguia três modalidades para dar destino aos carros:
- Os veículos eram adulterados e repassados para um receptador.
- O grupo enviava os carros para desmanches clandestinos, onde as peças eram revendidas.
- Após o roubo, o cobre dos veículos era retirado, e os carros eram abandonados.
Ainda segundo o delegado, o líder da organização, um homem de 47 anos, já possui histórico criminal, com passagens por homicídio e furtos. Ele trabalhava em uma concessionária de veículos onde um dos crimes foi praticado.
Prisões
Em março, o grupo furtou um veículo na Serra, o que levou a Polícia Civil a intensificar as investigações. Em junho, o líder da quadrilha, ao perceber que estava sendo monitorado, deixou seu emprego na concessionária.
“Ele descobriu que estava sendo monitorado e saiu do emprego. Porém, antes de sair, ele praticou dois crimes de oportunidade”, explicou o delegado.
No dia 18 de junho, o grupo roubou dois carros zero quilômetro dentro da concessionária. Já no dia 24, outro furto ocorreu dentro de um supermercado também na Serra.
Veja:
Após o último crime, a polícia conseguiu localizar e prender o líder e outros dois membros do grupo. Um deles é seu filho, de 22 anos, e o outro, de 46 anos, é um receptador responsável por vender os carros roubados.
Os três homens foram presos em flagrante vão responder por furto de veículos, adulteração de veículos, associação criminosa e receptação.