Luan Vera: líder do TCP vai a júri nesta quarta em Vitória

Ele é investigado pelos crimes de homicídio de uma adolescente de 15 anos e tripla tentativa de homicídio

Por Redação
Foto: Divulgação

Será realizado nesta quarta-feira (11), no Fórum Criminal de Vitória, a partir das 9h, o Tribunal do Júri para o julgamento de Luan Gomes Faria, conhecido como “Luan Vera”, um dos líderes do grupo autointitulado “Terceiro Comando Puro” (TCP), que comanda o tráfico em várias regiões de Vitória.

Luan foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Vitória, pelos crimes de homicídio de uma adolescente de 15 anos e tripla tentativa de homicídio. Os crimes foram duplamente qualificados (por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima). Ele também responde pelo crime de corrupção de menor, já que um dos envolvidos era um adolescente.

Segundo o MPES, a 14ª Promotoria de Justiça Criminal de Vitória, atuará no júri pela condenação do réu, “com base nas provas contidas no processo”.

Outros dois denunciados pelos mesmos crimes já foram julgados. Bruno Gomes Faria, conhecido como “Bruno Vera” e irmão de Luan, foi julgado em agosto de 2024. Na ocasião, foi condenado a 69 anos e 6 meses de prisão, enquanto Pierre Moreira Martins de Paulo foi absolvido das acusações.

Bruno Gomes Faria permanece foragido, escondido no Rio de Janeiro, e é um dos criminosos mais procurados pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

Entenda o caso

Os crimes foram cometidos no bairro Santa Martha, na região de Andorinhas, em Vitória, no dia 17 de dezembro de 2017. Conforme o processo, quatro criminosos, com dois deles armados, realizaram um ataque no bairro, a mando de Bruno e de Luan, conhecidos como “Irmãos Vera”. O apelido se refere ao nome da mãe dos dois.

Na ocasião, os criminosos balearam uma adolescente de 15 anos, que veio a óbito, e outros três indivíduos que estavam na mesma residência. Consta nos autos que um dos homens baleados pertencia a um grupo de tráfico rival aos mandantes.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.