O motorista do ônibus do sistema Transcol que tombou ao fazer uma curva no bairro Alto Lage, em Cariacica, na tarde desta quinta-feira (29), estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida no momento do acidente. Cerca de 12 passageiros precisaram de atendimento médico, segundo informações da Polícia Militar.
O condutor de 53 anos realizou o teste do bafômetro, que deu negativo. Ele relatou que a direção do coletivo endureceu, o que fez com que perdesse o controle do veículo na curva. O ônibus bateu em um poste e em um muro antes de tombar.
O motorista foi encaminhado à 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde prestou depoimento e foi liberado. De acordo com a Polícia Civil, como ele permaneceu no local do acidente e não houve indícios de crime que justificassem a prisão em flagrante, a medida seguiu o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro. O caso será investigado pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito.
O que diz a Ceturb-ES?
Em nota, a Ceturb-ES (Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo) informou que a contratação dos motoristas é de responsabilidade das empresas operadoras, que devem assegurar o cumprimento de todos os requisitos legais para o exercício da função, incluindo a validade da CNH e demais documentos obrigatórios.
“Cabe à Ceturb-ES o gerenciamento e fiscalização do sistema, o que inclui o monitoramento da frota, o cumprimento de horários e itinerários, a qualidade da operação, a segurança dos veículos. Atualmente, a Ceturb-ES realiza a verificação da CNH dos condutores por amostragem.
A Ceturb-ES informa ainda que, entre os diversos aspectos já fiscalizados por sua equipe técnica, passará a incluir também a checagem da vigência da CNH de forma sistemática, como parte do aprimoramento das ações de controle e segurança.
Os motoristas do sistema Transcol passam por reciclagem duas vezes ao ano, além de realizarem de forma obrigatória curso especializado em transporte coletivo de passageiros. Vale destacar que a jornada de trabalho desses profissionais está de acordo com a convenção de trabalho da categoria.
A Companhia reforça que o caso ocorrido na tarde de quinta-feira (29) está sendo apurado pela autoridade de trânsito competente, e que a Ceturb-ES presta total apoio à investigação”, disse a companhia em nota.
O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória, GvBus, lamentou o ocorrido e informou que as causas do acidente estão sendo apuradas pela empresa responsável pela operação do veículo.