A partir desta quinta-feira (15), todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem se vacinar contra a gripe no Espírito Santo. A ampliação foi autorizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e publicada em resolução no Diário Oficial.
As vacinas estão disponíveis em mais de 700 salas de vacinação espalhadas pelos municípios capixabas. A orientação da Sesa é que a população procure os postos conforme os horários e locais definidos por cada cidade.
A medida visa intensificar a proteção da população durante o período de maior circulação de vírus respiratórios, além de otimizar o uso das doses enviadas semanalmente ao Estado.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, embora a vacinação esteja aberta a todos, continua sendo fundamental alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de seis anos, e gestantes.
A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 7 de abril. Desde então, mais de 449 mil doses foram aplicadas no Espírito Santo, sendo cerca de 309 mil nos grupos com meta de cobertura — o que representa apenas 28,92%, segundo dados do sistema Vacina e Confia.
Como funciona a vacinação contra a gripe
No Espírito Santo, por meio da estratégia da Sesa, toda a população com mais de 6 meses de idade pode ser vacinada contra a gripe a partir desta quinta-feira (15). A vacinação do público geral e dos grupos que compõem a estratégia especial acontece até a duração do estoque de doses, que são enviadas pelo Ministério da Saúde.
Nos grupos especiais, destacam-se: trabalhadores da saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; funcionários do sistema de privação de liberdade; e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Já a vacinação contra gripe para os grupos com meta de cobertura vacinal de 90% é ofertada na rotina, uma vez que, a partir deste ano de 2025, a vacinação contra a Influenza passou a fazer parte do calendário nacional destes grupos, que são formados por idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes.