Cesan e Vale fecham acordo para fornecer água de reúso no ES

Nova estação será capaz de fornecer entre 230 e 390 litros de água por segundo, o equivalente a cerca de 400 piscinas olímpicas por mês

Por Redação
Foto: Divulgação Cesan

A partir de 2027, a estação de tratamento de esgoto da Praia de Camburi, o chamado ‘Pinicão’, que atende parte da cidade há décadas, poderá ser finalmente desativada. Isso, porque, até lá, uma nova Unidade Produtora de Água de Reuso já deverá estar em funcionamento.

O primeiro passo para a obra sair do papel foi dado nesta quarta-feira (09) durante assinatura de um Memorando de Entendimentos (MoU) entre a Vale e o consórcio Águas de Reúso de Vitória, subconcessionária da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), que visa avaliar a viabilidade do fornecimento de água proveniente do tratamento de esgoto sanitário da Grande Vitória para uso na operação da Unidade Tubarão, na capital.

O acordo foi assinado no Palácio Anchieta, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do presidente da Cesan, Munir Abud, do diretor de Pelotização da Vale, Rodrigo Ruggiero, e do CEO da GS INIMA Brasil, Paulo Roberto de Oliveira.

O projeto, que representa um investimento de cerca de R$ 250 milhões, vai transformar o esgoto tratado em água reciclada, ou de reúso, para uso industrial. Durante a cerimônia, o governador Casagrande destacou a relevância da iniciativa, que prevê o início das operações em 2027.

“Vamos ter a capacidade de utilizar quase metade do esgoto proveniente de Vitória para se transformar em água para a indústria. Essa conquista é importante para o meio ambiente e também para o consumo humano, pois reduz a necessidade da água captada para este fim. Cuidar, economizar e fechar o ciclo da água é uma medida responsável por todos nós,” afirmou Casagrande.

Produção em larga escala

Com o objetivo de reduzir o consumo de água potável na indústria, o projeto prevê que a nova Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR), a ser construída na Serra, será capaz de fornecer entre 230 e 390 litros de água por segundo, o equivalente a cerca de 400 piscinas olímpicas por mês. A expectativa é que, ao menos, 85% do esgoto tratado seja transformado em água para fins industriais, criando um ciclo inteligente e sustentável para a gestão hídrica.

Rodrigo Ruggiero, diretor de Pelotização da Vale, explicou que o Memorando é a continuidade de um processo iniciado no ano anterior, quando a empresa firmou um protocolo de intenções com a Cesan. “Assinamos um protocolo de intenções com a Cesan no ano passado e, desde então, estamos realizando estudos para reduzir o consumo industrial de água potável. Esse MoU é a continuidade dessas tratativas,” destacou Ruggiero.

Sustentabilidade

A ideia é que o projeto faça uma transformação significativa na gestão de esgoto e água na capital capixaba. A estação de tratamento de esgoto da Praia de Camburi, que atende a cidade há décadas, poderá ser desativada a partir de 2027, com a nova unidade de produção de água de reúso em pleno funcionamento. A mudança permitirá que a água dos mananciais seja prioritariamente destinada ao consumo humano, enquanto a água reciclada será utilizada pela indústria.

Paulo Roberto de Oliveira, CEO da GS INIMA Brasil, ressaltou a importância do consórcio na busca por soluções sustentáveis: “Nossa missão é proporcionar soluções hídricas sustentáveis tanto para a população quanto para a indústria. Estamos empenhados neste projeto pioneiro de reciclagem de água no Espírito Santo, que contribuirá para a segurança hídrica e a preservação dos recursos naturais.”

Munir Abud, presidente da Cesan, também destacou a relevância da parceria para a segurança hídrica do estado. “Utilizar água de reuso para fins industriais permitirá preservar a captação de água dos mananciais prioritariamente para o consumo humano. Isso representa um avanço em direção à sustentabilidade ambiental e econômica,” afirmou.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.