A Polícia Civil prendeu Tiago de Jesus Fernandes, vulgo “Tiago Folha”, de 29 anos, na manhã desta quarta-feira (12). De acordo com a corporação, ele integrava a facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV) e estava diretamente envolvido com o tráfico de drogas dos bairros Bonfim e Da Penha, na capital.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, a polícia explicou que Tiago foi preso no bairro Porta Canoa, na Serra. Com ele, foram apreendidos uma moto roubada e uma pequena quantidade de drogas.
O homem estava evadido do sistema prisional desde agosto de 2024 e é investigado por diversos crimes, incluindo uma tentativa de homicídio contra policiais do Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic) durante uma operação.
Segundo o coordenador do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), delegado Alan de Andrade, Tiago já era uma figura carimbada do tráfico de drogas em alguns bairros de Vitória.
“É um indivíduo muito conhecido na região do bairro da Penha e do Bonfim. É um traficante vinculado diretamente a facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV). A função dele era a organização do tráfico de drogas, ele era uma pessoa com muita disposição para o crime”, explicou o delegado.
Viajens de Vitória para o Rio de Janeiro
Ainda de acordo com a polícia, Tiago foi preso no intervalo de uma das viagens que realizava de Vitória para a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. As investigações apontaram que a presença do homem no Espírito Santo teria a ver com uma reorganização no comando do PCV no estado.
Segundo o delegado responsável pelo caso, a ficha de Tiago é extensa. Desde 2014, ele foi preso quatro vezes. Nesta última vez, ele estava foragido após não voltar de uma saída temporária da penitenciária.
“O Tiago é um individuo que responde a roubos qualificados, a tentativas de homicidios, posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Então, é um indivíduo que realmente é inserido no meio criminoso” finalizou o delegado Alan.