PRF no ES fiscaliza tempo de descanso de caminhoneiros

Autos foram lavrados e alguns veículos e condutores foram retidos.

Por Redação
Veículos de grande porte e condutores foram fiscalizados/PRF

A PRF realizou na noite dessa terça-feira (14) na BR 101, na Serra,  a Operação Descanso Legal. O foco da ação foi fiscalizar em veículos de grande porte o cumprimento da Lei do Descanso, que estabelece normas como tempo de descanso obrigatório  para os motoristas antes de iniciar uma viagem. A intenção é ampliar a segurança nas estradas e reduzir acidentes. No Espírito Santo, em 2024, segundo a PRF, ocorreram 62 acidentes graves (com feridos e óbitos) envolvendo veículos de carga.

Dados da PRF em nível nacional mostram que, em 2024, o número de sinistros graves envolvendo caminhões aumentou 6,37%, totalizando 1.703 ocorrências, frente a 1.601 em 2023. Ainda mais preocupante foi o crescimento no número de óbitos, que subiu 11,20%, de 509 para 566 mortes no período.

Operação envolveu fiscalização de documentos, carga e condutores/PRF

Nessa ação no Espírito Santo foram fiscalizados motoristas e veículos pesados, caminhões e ônibus que circulam pela rodovia federal. Autos foram lavrados e alguns veículos e condutores foram retidos. O objetivo da operação, que acontece em nível nacional, é ampliar a segurança nas estradas e reduzir o índice de acidentes.

Segundo explicou o superintendente da PRF no Espírito Santo, Wemerson Mario Pestana, “o motorista tem que ter 11 horas de descanso ininterrupto antes de pegar a viagem e a cada 5 horas e 30 minutos, no caso do caminhoneiro, ele tem que descansar 30 minutos; já no caso do motorista de ônibus, a cada quatro horas ele tem que descansar 30 minutos”.

Segundo Pestana “é muito importante para a segurança nas rodovias e estradas federais que os motoristas cumpram esse descanso”. Durante a operação vários itens do veículo como pneus e freios; além de toda a documentação do veículo e da carga também foram fiscalizados “para um trânsito mais seguro e com menos acidentes”.  Diante de irregularidade encontradas, foram lavrados autos e alguns veículos e condutores foram retidos “para cumprir o descanso legal”.

Números de acidentes são alarmantes

Segundo a PRF, o número dos acidentes nas estradas do país são alarmantes. “O  modal rodoviário tem um papel crucial no Brasil, responsável por movimentar mais de 60% das cargas transportadas no país e conectando regiões distantes, essenciais para a economia nacional. No entanto, os acidentes envolvendo caminhões e outros veículos de grande porte permanecem alarmantes. Em 2024, o número de sinistros graves envolvendo caminhões aumentou 6,37%, totalizando 1.703 ocorrências, frente a 1.601 em 2023. Ainda mais preocupante foi o crescimento no número de óbitos, que subiu 11,20%, de 509 para 566 óbitos no período”.

Ainda segundo a PRF, no Espírito Santo, o cenário é “igualmente preocupante”. Os acidentes graves — aqueles que resultam em feridos graves e/ou mortes — envolvendo veículos de carga aumentaram de 44 em 2023 para 62 em 2024, “evidenciando o impacto expressivo desses sinistros na segurança viária do estado”.

Diante desse cenário, a operação tem como objetivos principais:
– Reduzir a violência no trânsito por meio de ações coordenadas de fiscalização e educação nos trechos críticos de sinistralidade;
– Fiscalizar o cumprimento das normas de descanso dos motoristas, garantindo que estejam alertas e aptos a dirigir com segurança;
– Inspecionar sistemas de freios e manutenção preventiva de veículos de grande porte, evitando falhas mecânicas que podem causar acidentes graves;
– Aumentar a percepção de segurança nas rodovias federais, com maior presença policial em áreas estratégicas.

Outro ponto importante destacado pela PRF, é a conscientização de motoristas e empresas de transporte sobre a relevância da manutenção preventiva e do cumprimento dos tempos de descanso. Fadiga e falhas mecânicas, como problemas nos sistemas de freios, são fatores recorrentes em acidentes graves com veículos de grande porte.

. A Operação Descanso Legal está alinhada aos objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortos e Feridos no Trânsito (PNATRANS), que busca diminuir em 50% a taxa de mortalidade nas rodovias até 2028. A meta é reduzir o índice de 53,2 mortos por milhão de veículos, registrado em 2018, para 26,6 em 2028, promovendo um trânsito mais seguro e sustentável.

 

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