Capixaba dom Dario Campos se torna bispo emérito de Vitória

Dom Dario se torna, agora, Bispo emérito. Capixaba da cidade de Castelo, ele comandou a diocese de Cachoeiro de Itapemirim e a Arquidiocese de Vitória

Por Redação

Dom Frei Dario Campos, o atual Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, se despede da liderança da Igreja no Espírito Santo, após quase 7 anos na posição – sendo 24 anos de bispado desde a ordenação.

Quando completou 75 anos de idade em 2023, e realizou uma Missa de Ação de Graças pela data, confirmou que havia enviado uma carta para o Papa Francisco pedindo a exoneração.

O pedido não tem prazo para ser respondido. A nomeação para substituir dom Dario Campo foi confirmada nesta segunda-feira (30) pelo Papa e pela CNBB. Trata-se de dom Ângelo Ademir Mezzari, de 67 anos, até então bispo auxiliar de São Paulo.

Com a decisão do Papa, dom Dario Campos não deixa a Igreja. Ele passa a ser Bispo emérito – que é o título dado a um bispo que renuncia ao seu cargo e tem a sua renúncia aceita pela Igreja.

A renúncia do Arcebispo de Vitória, dom Dario, não é algo incomum. Faz parte do costume da Igreja Católica, onde o Código de Direito Canônico diz que todos os Bispos devem pedir a renúncia ao completarem 75 anos, o que é equivalente – com as devidas proporções – com uma aposentadoria.

“Ser bispo emérito não significa ser lançado ao campo da aposentadoria compulsória como ocorre na sociedade civil e nem ser sinônimo de invalidez. Com a liberdade diante do governo da Igreja, cada bispo emérito poderá dar o melhor de si advindo da maturidade e da experiência para construção do Reino de Deus”, destaca um texto do site da Arquidiocese de Vitória.

O CAPIXABA DOM DARIO: BISPO DE CACHOEIRO E ARCEBISPO DE VITÓRIA

Dom Dario nasceu em 1948, na cidade de Castelo, na região Sul do Espírito Santo. Há mais de 46 anos exerce sua vocação dentro da Igreja Católica. Franciscano, faz parte da Ordem dos Frades Menores e em 1977 foi ordenado Padre.

Ele foi diretor do Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, entre 1984 a 1991 e foi coordenador da Província Franciscana de Santa Cruz entre 1995 a 2000.

No ano 2000 foi ordenado Bispo. Dom Dario tomou posse na diocese de Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de julho de 2011. E em 7 de novembro de 2018, foi ordenado Arcebispo pelo Papa Francisco, assumindo a Arquidiocese de Vitória.

AGRADECIMENTO DOS BISPOS DO BRASIL

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) enviou um comunicado com agradecimentos a Dom Dario pela sua trajetória na Igreja e pelo trabalho entre os fiéis do Espírito Santo.

Estimado irmão, dom Dario Campos

Com imensa gratidão, expressamos o nosso sincero agradecimento pela generosa e incansável disponibilidade na missão prestada à Igreja Particular de Vitória, no Espírito Santo, especialmente também pelo seu empenho e dedicação na instalação do mais novo regional de nossa Conferência, o Leste 3.

Desde 2014, seu pastoreio à frente da arquidiocese de Vitória destacou-se por seu compromisso com a evangelização, a promoção da justiça social e de iniciativas voltadas para a formação espiritual e catequética, além de valorizar a pastoral juvenil e a educação. Um ministério marcado por uma busca constante pela unidade entre os fiéis e o fortalecimento das paróquias, sempre com ênfase na missão da Igreja de ser uma presença ativa no meio do povo de Deus.

Que Nossa Senhora da Penha lhe conceda saúde e abundantes bênçãos, e que sua vida continue a ser um testemunho de amor e serviço a Deus e ao próximo.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Biografia e trajetória eclesial de Dom Dario

Dom Dario Campos é franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM). Nasceu aos 9 de junho de 1948, em Castelo, Espírito Santo. Sua ordenação episcopal foi em 26 de setembro de 2000, em Belo Horizonte (MG), após ser nomeado bispo coadjutor de Araçuaí (MG). Dom Dario tornou-se bispo titular em 2001, permanecendo até 2004 na diocese do Norte de Minas, quando foi nomeado bispo de Leopoldina (MG).

Neste período, foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelo Setor Vocações e Ministérios (2002 a 2006) e pelos Presbitérios do regional, além do Setor de Animação Vocacional (2006 a 2010). Dom Dario tomou posse na diocese de Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de julho de 2011. Seu lema episcopal é “Nas tuas Mãos”. Foi nomeado arcebispo de Vitória em 7 de novembro de 2018 e tomou posse em 5 de janeiro de 2019.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.