Enem: rua de lazer suspensa e reforço nos ônibus de Vitória

Mudanças de logística para o Exame Nacional do Ensino Médio

Por Mariana Cicilioti

O segundo dia de provas do Enem 2024 acontece neste domingo (10) em todo o País. Em Vitória, para facilitar o trânsito, as tradicionais Ruas de Lazer e as Ciclofaixas terão o funcionamento suspenso. Segundo a Prefeitura, o objetivo é manter todas as vias com fluidez máxima em razão da grande movimentação para as provas.

No Espírito Santo mais de 74 mil pessoas se inscreveram para o Exame, que será aplicado em 165 locais, espalhados por 38 municípios capixabas. A abertura dos portões está prevista para as 12 horas, nos dois dias, e o término das provas será às 19 horas no 1º dia e às 18h30 no 2º dia.

Reforço nos ônibus do Transcol

A Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) anunciou uma programação especial das linhas de ônibus do sistema Transcol para o domingo (10), visando a auxiliar no transporte dos estudantes que forem participar das provas do Enem. Ao todo, 26 veículos de reserva ficarão distribuídos nos terminais e serão liberados, caso seja necessário, para atender à demanda.

Os estudantes que têm cartões de gratuidade poderão usá-los no domingo (10), dia em que normalmente eles ficam bloqueados por não ser dia letivo.

Segundo a Ceturb, a frota do Transcol vai funcionar normalmente com o quadro de horário do domingo. A operação especial será acompanhada de perto pelos agentes da Ceturb-ES nos terminais do Transcol, com o objetivo de garantir um percurso tranquilo para os estudantes.

Reforço Policial

A Secretaria de Segurança do Espírito Santo também anunciou reforço policial em todo o Estado. Entre as forças de segurança que vão atuar, o maior efetivo é da PMES, que contará com 1.317 policiais dedicados à Operação Enem, somando os dois dias de aplicação de provas.

Segundo a Sesp, os policiais militares estarão presentes em todos os locais de aplicação do Exame, bem como em suas imediações, realizando policiamento ostensivo, de modo a trazer segurança para os inscritos tanto no deslocamento quanto nos locais de prova.

A Polícia Civil também terá reforço nas equipes de plantão das Delegacias Regionais e o Corpo de Bombeiros contará com efetivo extra. A PF, em conjunto com a PCES, atuará com seu setor de inteligência, monitorando atividades suspeitas e suspeitas de fraude.

No estado também haverá um Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), reunindo representantes de todos os órgãos envolvidos na realização do Enem 2024. Nos dois dias de aplicação do Exame, os representantes estarão reunidos presencialmente na Sesp e permanecerão monitorando os locais de aplicação em tempo real, prontos para a tomada de decisões em caso de qualquer intercorrência.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.