Chuva forte passa de 100mm em cinco cidades do ES; alertas para deslizamentos são emitidos

Por Bartolomeu Boeno

Em Boletim Extraordinário divulgado na manhã desta quarta-feira(30), a Defesa Civil Estadual alerta para a ocorrência de “alto” risco de movimento de massa em cinco municípios: Guarapari, Anchieta, Alfredo Chaves, Vila Velha e Cariacica. Nessas cidades ocorreram alagamentos em vários pontos.

Anchieta recebeu o maior volume de chuva nas 24 horas./PMA

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas registrados entre os município que possuem estação meteorológica do Cemaden (municípios que possuem pluviômetros automáticos e que estão operantes) ocorreram em Anchieta (146 milímetros), Guarapari (132), Cariacica (110.03), Vila Velha (107.8), Alfredo Chaves (102.04), Piúma (73.8), Vitória (72.01) E Rio Novo do Sul (71.8). Também choveu em outros 22 municípios em volumes abaixo dos 48.8 milímetros registrados em Mimoso do Sul.

Ainda segundo a Defesa Civil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta de “nível perigo” para risco de acumulado de chuvas em toda a Região Central e Norte do Espírito Santo e “perigo potencial” para o sul do Estado, além de risco de chuvas intensas em nível perigo potencial avetando a metade da região norte para a manhã deste dia.

Alagamento em Vila Velha

Agua invade depósito de madeira em Vila Velha

Chuva impactou o tráfego de veículos na Grande Vitória

O Alerta da Defesa Civil também é para “risco hidrológico” em grau moderado em Anchieta, Vila Velha e Alfredo Chaves, além de risco de movimento de massa moderado para Rio Novo do Sul e Vitória. Considera-se Moderada a possibilidade e
ocorrência de eventos hidrológicos em todo o Espírito Santo, devido à previsão de pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes, propiciando a ocorrência de enxurradas urbanas, alagamentos pontuais em áreas rebaixadas e inundações em pequenas bacias, principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo. Em Itarana, uma árvore caiu na pista da rodovia ES-262, que liga a cidade a Itaguaçu. A árvore já foi removida pela prefeitura de Itarana.

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.