As votações de segundo turno, que acontecem em todo o Brasil, tiveram início na manhã deste domingo (27). No Espírito Santo, o único município participante do segundo turno é a Serra, onde diversas ocorrências foram registradas.
De acordo com o relatório divulgado pela Secretaria de Segurança do ES (Sesp), foram flagradas situações de propaganda irregular, boca de urna e até mesmo brigas em locais de votação no município.
Logo no início da manhã, bandeiras de um dos candidatos a prefeito foram recolhidas após uma câmera de videomonitoramento flagrar o material em frente a EMEF Valéria Maria Miranda, o que é proibido pela Lei em dia de eleição.
Além disso, nos bairros Vila Nova de Colares e Feu Rosa, diversas pessoas foram abordadas ao praticar boca de urna. Dentre os suspeitos, está um vereador eleito do município que não teve a identidade revelada. Eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foram liberados em seguida.
No bairro Nova Almeida, um tumulto que ocorria perto da Escola Leonor Miguel Ferrosa, local de votação resultou em confronto com policiais. Após uma intervenção da PM, alguns eleitores tentaram entrar em confronto com os militares, mas a situação foi contida e os moradores dispersados. Ninguém foi detido.
Outra ocorrência registrada pela Polícia Militar foi o desacato a um mesário. De acordo com as informações da PM, uma eleitora teria desacatado o mesário em uma escola do bairro Nova Carapina I. A mulher precisou ser contida pelos policiais. Após o ocorrido, ela assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foi liberada.