ES já tem 64 casos de coqueluche confirmados; veja as cidades com casos da doença

Por Mariana Cicilioti

A prefeitura de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, confirmou nesta terça-feira (22), um caso de coqueluche na cidade. O paciente é um bebê de oito meses, morador do bairro Aviação. Segundo nota, a criança está medicada e o estado de saúde não é grave. Outro caso que estava sob suspeita foi descartado, segundo o secretário de saúde da cidade.

Após a notificação do caso, a prefeitura emitiu um alerta sobre a doença.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta quarta-feira(23), foram notificados no Espírito Santo, neste ano, 401 casos suspeitos de coqueluche, sendo 64 (15,9%) confirmados.

As cidades com casos confirmados são: Linhares, Cariacica, São Roque do Canaã, Vila Velha, Vitória, Governador Lindenberg, Anchieta, Laranja da Terra, Marataízes, Colatina, Venda Nova do Imigrante, Viana, São Mateus, Conceição da Barra e Alegre.

Nenhuma morte pela doença foi registrada.

SOBRE A DOENÇA

A coqueluche é uma importante causa de morbimortalidade infantil, uma doença infecciosa aguda, de distribuição universal e que tem como agente etiológico a Bordetella pertussis. A doença compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza principalmente por tosse seca. Em crianças que ainda estão sendo amamentadas pode resultar em um número elevado de complicações e levar a morte, principalmente, em bebês de até 6 meses de vida, que ainda não completaram o esquema vacinal primário contra a doença.

MODO DE TRANSMISSÃO

A doença é de alta transmissibilidade, ocorre de forma direta (pessoa contaminada para suscetíveis), por meio de gotículas (tosse, espirro, ao falar etc.). Estima-se que 1 pessoa com
coqueluche pode infectar de 12 a 17 outras suscetíveis. A suscetibilidade é geral.

PREVENÇÃO

A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferta vacina específica para gestantes e profissionais de saúde.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.