O Conselho de Administração do Banestes aprovou nesta terça-feira (13) a criação da subsidiária para explorar o serviço público de loteria no Espírito Santo. O aval do Banco Central para criação do serviço foi dado nesta segunda-feira (12).
A informação, divulgada ao mercado e aos acionistas, foi celebrada pelo governador Renato Casagrande nas redes sociais. Segundo ele, a arrecadação com os jogos será destinada, especialmente, às áreas de saúde, esporte e assistência social do estado.
“Uma iniciativa que reforça nosso compromisso em gerar receitas e investir no bem-estar da população”, disse o governador do X, antigo Twitter.
A exploração do serviço de loteria já havia sido liberada por uma lei estadual de dezembro de 2023, após o projeto passar por avaliação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
Segundo o projeto apreciado na Ales, o banco poderá utilizar meios físicos ou virtuais para captação de apostas, devendo as modalidades lotéricas serem estabelecidas por meio de decreto. A regulação, controle e fiscalização ficará a cargo da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsp).
No comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira (13), o Banestes destacou que em breve dará detalhes sobre os futuros desdobramentos do projeto.