Monumento instalado no Centro da cidade foi vandalizado.
Uma das duas estátuas de galinha instalada no Centro da cidade de Santa Maria de Jetibá foi vandalizada nesta segunda-feira (20). Um golpe perfurou a estátua na altura do peito (da galinha), abrindo um buraco. A Prefeitura emitiu nota de repúdio no Instagram e abriu boletim de ocorrência e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Estátua foi instalada em 2018.
A estátua da galinha foi instalada no canteiro central da avenida principal da cidade em novembro 2018. A iniciativa partiu de avicultores do município, marcando a realização da tradicional Festa do Ovo e da Galinha daquele ano. Ícone da economia da cidade, o monumento da galinha, com um ovo, homenageia os empreendedores do setor e ressalta o destaque do município em nível nacional, posicionando-se entre os maiores produtores de galináceos e ovos do Brasil.
Diz a nota da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá em relação ao ataque à estátua: “Lamentamos profundamente o ato de vandalismo que resultou em danos à estátua da Galinha, símbolo emblemático do trabalho e da principal atividade econômica de nosso município. Expressamos veemente repúdio diante da ação perpetrada por indivíduos irresponsáveis.
Informamos que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, prontamente registrou um Boletim de Ocorrência, e a Polícia Civil já está conduzindo as investigações para identificar os responsáveis por esses atos lamentáveis.
Ressaltamos que tais indivíduos serão responsabilizados tanto civil quanto criminalmente, de acordo com a legislação vigente. Estamos empenhados em assegurar a preservação do patrimônio cultural e repudiar firmemente qualquer forma de destruição ou desrespeito aos símbolos que representam nossa comunidade”.
Seguidora da Prefeitura na rede social, comentou: “Difícil, um povo que não valoriza um monumento que representa a economia da cidade, nem merece fazer parte dela. Lamentavel.”.