O registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), que regulariza a comercialização de produtos de origem animal dentro do território linharense, tem propiciado a ampliação do mercado na agroindústria local e favorecido ganhos com higiene, qualificação e valorização dos produtos e desenvolvimento do empreendedorismo no meio rural. Hoje, 10 agroindústrias em Linhares são inspecionados e seus produtos caracterizados com o registro do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.)
Conforme noticiou a Prefeitura de Linhares, Valdelice Pompermazer de Aguiar, de Córrego Dr. Jones, é exemplo de persistência e empreendedorismo. Valdelice teve a possibilidade, junto à sua família, de expandir a produção e vende em média 550 peças de queijo minas frescal por mês. A Queijaria Borges é uma das dez agroindústrias que foram registradas em Linhares desde 2017. Não só os empreendimentos que saem ganhando, mas também o consumidor que sabe a partir do carimbo do S.I.M. a procedência do produto.
História
Tudo começou em 2000 para a Valdelice, que produzia uma pequena quantidade de queijos sem registro, de casa em casa. Porém sua produção foi aumentando e ela precisava ampliar seu mercado. “Foi aí que procuramos o S.I.M. para fazermos o registro, mas era muita burocracia e as taxas de licenciamento ambiental eram muito altas, para uma agroindústria de pequeno porte. Depois, houve alteração nos valores de taxas para o licenciamento o que facilitou o processo, e a parte burocrática ficou concentrada com o Serviço de Inspeção. Dá um pouco de trabalho, mas em abril de 2019 conseguimos o registro e valeu todo o esforço”, disse.
O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, explicou que quando a gestão assumiu o município foi feita uma pesquisa e somente um estabelecimento de origem animal era regular. “Revisamos todas as leis de taxas, junto à Secretaria de Meio Ambiente, e reforçamos os trabalhos de orientação das equipes, saindo assim de um para dez empreendimentos regularizados, dois deles já receberam o certificado de inclusão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), o que permite a comercialização de produtos para todo o Espírito Santo”, pontuou Fiorot.
A vida mudou
Com a Queijaria regularizada, Valdelice conta que a vida da família mudou completamente. “Nos unimos mais ainda e não precisamos retirar nosso filho de casa para trabalhar por não ter renda suficiente na nossa terra. Agora temos uma renda fixa e recebemos tudo à vista. A família toda tem salário e as notas fiscais nos permitiram ter o controle do que entra e sai, antes a gente não tinha nada disso. Agora, devagar, estamos nos organizando para outros investimentos”, declarou.
O esposo, Luizmar Borges de Aguiar, lembrou que quando começou a se dedicar à produção de leite e queijo, muita gente disse que era loucura, pelo preço pago numa peça na época, e se deparou com muitas dificuldades. “Íamos aos estabelecimentos vender os produtos e nos perguntavam: vocês têm registro? Cadê o carimbo do S.I.M.? Como é o seu sistema de produção? E não conseguíamos vender nosso queijo, porque não dava para ser de forma clandestina”, ressaltou.
O carimbo do S.I.M. é concedido pelo Serviço de Inspeção, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, que, além trabalhar no registro das agroindústrias processadoras de produtos origem animal, faz a inspeção e a fiscalização do empreendimento.
Regularização
A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), Luiza V. Forzza Miguel, e a médica veterinária, Marcela P. Durão, responsáveis pelo Serviço, na Prefeitura de Linhares, pontuaram a importância da regularização das agroindústrias.
“Além de desenvolver o setor rural com a promoção e agregação de valor aos produtos provenientes das agroindústrias familiares, incrementa a geração de empregos e renda, permite a diversificação das atividades produtivas no campo, amplia o mercado consumidor dos produtos e garante a qualidade higiênico-sanitária dos produtos obtidos da agroindústria de produtos de origem animal”, disseram.
Para registro das agroindústrias de produtos origem animal, os interessados devem buscar orientação junto ao S.I.M., sendo que o processo até a obtenção do Certificado de Registro do estabelecimento envolve análise documental, aprovação técnica do projeto, vistorias das instalações e equipamentos e cadastro dos produtos fabricados e seus respectivos rótulos.
As ações desenvolvidas pelo Serviço de Inspeção, além do registro das agroindústrias processadoras de produtos origem animal e as atividades de inspeção e fiscalização rotineiras, contempla outras ações descritas e formalizadas dentro do Plano de Trabalho de Inspeção e Fiscalização Sanitária do S.I.M., tais como o Programa de Combate a Clandestinidade, Programa de Educação Sanitária, Programa de Controle de Qualidade e Combate a Fraude e Programa de Treinamento tanto para a equipe de servidores do S.I.M. e quanto para colaboradores dos estabelecimentos registrados.
A lista das Agroindústrias registradas no S.I.M. está disponível no site da Prefeitura aba Serviço de Inspeção Municipal (https://linhares.es.gov.br/Prefeitura/SIM.htm), assim como a legislação e informações quantos aos documentos necessários para registro.
Agroindústrias que aderiram ao SIM:
Apiário Vergna – Sítio Boa Esperança – Baixo Quartel – Mel; Mel com Extrato de Própolis; Extrato de Própolis;
Delícia do Leite – Sítio Dois Irmãos, Córrego Amargoso – Farias – Requeijão; Requeijão Cremoso; Queijo Provolone Fresco / Sabor Defumado; Manteiga com Sal; Queijo Mussarela; Queijo Minas Frescal; Queijo de Coalho com Alho; Queijo de Coalho Condimentado; Creme de Leite; Leite Pasteurizado Integral; Iogurte;
Apiguá (Associação de Piscicultores do Guaxe) – Distrito Guaxe – Filé de Peixe Congelado;
K Carnes – Bairro São José – Linguiça Suína Congelada;
Qualicarne – Bairro Juparanã – Jerked Beef – Carne Bovina Salgada Curada Dessecada;
Primor – Bairro Palmital – Jerked Beef – Carne Bovina Salgada Curada Dessecada;
Fera Pescados – Lagoa das Palminhas – Peixe Congelado – Filé de Tilápia;
Queijaria da Fazenda – Distrito de Desengano – Doce de Leite de Búfala; Queijo Minas de Búfala; Requeijão de Búfala; Manteiga com Sal; Requeijão; Queijo Provolone Fresco / Sabor Defumado; Queijo Minas; Queijo Minas Curado; Ricota Fresca / Puína; Queijo Mussarela de Búfala; Queijo Mussarela de Búfala / Trança; Queijo Mussarela de Búfala / Palito; Queijo Mussarela de Búfala / Manta; Queijo Mussarela de Búfala / Cabaçinha;
Dom Pascoal – Sítio Boa Esperança, Região Gravatá – Bacon Fatiado; Bacon em Pedaços;
Queijaria Borges – Comunidade São Francisco Dr. Jones, São Rafael – Queijo Minas Frescal.
Fonte: Prefeitura de Linhares