Futebol e Conscientização

Capixabão terá campanha contra a violência à mulher nos estádios

OAB-ES e FES promovem ação educativa durante todos os jogos do campeonato estadual

Torcida Desportiva Kleber Andrade
Foto: Henrique Montovanelli/FES

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) e a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) lançaram uma campanha de conscientização contra a violência contra a mulher que será realizada em todos os jogos do Capixabão 2026. A ação transforma o campeonato estadual em palco de mobilização social e reforça o papel do futebol como instrumento de cidadania.

Com o lema “Em campo ou fora dele, violência contra a mulher é cartão vermelho. Basta de violência”, a iniciativa prevê a participação de mulheres advogadas da OAB-ES durante o início e o intervalo das partidas. Elas entrarão em campo com faixas de conscientização nos estádios da Grande Vitória e do interior do Estado.

Campanha será conduzida pela Comissão da Mulher Advogada

A mobilização será coordenada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-ES, que organizará a participação de profissionais da advocacia nas ações ao longo do campeonato. A presidente da seccional, Érica Neves — primeira mulher a ocupar o cargo na história da instituição — foi responsável pelo convite que deu origem à iniciativa.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Layla Freitas, a presença feminina em campo tem forte simbolismo. Para ela, o estádio reflete a sociedade e deve ser também espaço de respeito e transformação social.

A diretora da comissão, Thuzza Machado, destacou que a campanha amplia o debate para além da violência doméstica, abordando também assédio sexual, assédio moral e outras formas de desrespeito contra as mulheres. A proposta é promover um movimento educativo contínuo, aproveitando o alcance popular do futebol.

Futebol como ferramenta de transformação social

Para a presidente da OAB-ES, a campanha representa um posicionamento institucional diante dos altos índices de violência registrados no país. Ela defende que espaços de grande visibilidade, como os estádios, também devem contribuir para o enfrentamento do problema.

A FES aderiu à proposta e destacou o compromisso da entidade com o respeito e a inclusão. De acordo com o presidente da federação, Gustavo Vieira, o público do futebol ainda é majoritariamente masculino, o que torna a ação ainda mais relevante para sensibilizar torcedores, atletas e dirigentes.

Reconhecimento nacional no STJD

A iniciativa capixaba também recebeu destaque nacional durante sessão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O auditor da Comissão Disciplinar de Julgamento do tribunal e ex-presidente do TJD-ES, Eduardo Xible Ramos, registrou e elogiou a campanha, incentivando que a ação seja replicada em outros estados.

Ele ressaltou a importância de enfrentar a violência também no ambiente esportivo, especialmente diante do aumento de ocorrências registradas em dias de jogos.

Ações em todos os jogos do Capixabão 2026

O Capixabão 2026 reúne dez equipes e está nas eliminatórias, com média de cinco partidas por semana. Em cada estádio, uma representante da OAB-ES participará da ação para reforçar a mensagem da campanha.