Os coordenadores do Planetário de Vitória, diante da pandemia do novo coronavírus e a impossibilidade de abertura ao público, têm organizado diversas atividades virtuais voltadas para crianças da educação infantil e do ensino fundamental. A programação conta com oficinas e projeções gravadas, que acontecerão até a próxima terça-feira, dia 28. As atividades têm início sempre às 14 horas e podem ser acompanhadas por meio do canal do Planetário no YouTube.
Nas oficinas, os participantes conhecerão as fases da lua por meio da utilização de biscoitos recheados, pratos, colheres, papel, caneta, tesoura, régua e fita crepe (dia 22); refletir sobre a localização espacial e a relação com a sociedade e a natureza, usando papel, cola, lápis de cor, canetinha, cartolina e fita (dia 24); e construir um astrolábio caseiro com papel, papelão, canudo, linha, cola, fita adesiva e um transferidor de ângulos (dia 28). O astrolábio é um dos mais importantes instrumentos da história da navegação astronômica.
Durante as projeções, também chamadas de sessões de planetário, serão exibidas uma viagem pelo sistema solar, com a visualização de planetas, órbitas e conhecimento da lua como satélite natural (dia 23); e imagens mostrando o céu totalmente limpo, algo que foge da realidade da grande maioria da população, principalmente nas grandes cidades (dia 27).
25 anos
O Planetário de Vitória foi inaugurado no dia 23 de junho de 1995, no campus de Goiabeiras da Ufes, e realiza suas atividades por meio de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Vitória. Em seus recém-completados 25 anos de existência, o espaço segue com o objetivo de ensinar, divulgar e popularizar a astronomia e ciências correlatas, proporcionando projeções do universo e conhecimentos astronômicos de forma acessível a todos os públicos.
Na Ufes, o espaço está vinculado ao Centro de Ciências Exatas (CCE) e tem como diretor-técnico o professor Sérgio Bisch, do Departamento de Física. Na Prefeitura de Vitória, o Planetário é ligado à Secretaria Municipal da Educação (Seme).
Os atendimentos agendados e abertos ao público estão suspensos desde o dia 18 de março, seguindo as recomendações da Resolução nº 4/2020 do Conselho Universitário. Até o momento, não há previsão de retorno às atividades presenciais. As ações do Planetário de Vitória podem ser acompanhadas no perfil https://www.instagram.com/planetariodevitoria/. Veja a programação:
programacaoespecialjul2020-2.pdf
Fonte: Ufes