A Polícia Federal realiza no Espírito Santo a operação contra suspeitos de organizar atos antidemocráticos, nesta quinta-feira (15). São cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e outros quatro mandados de prisão preventiva. Os alvos estão nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.
Os nomes dos suspeitos e outros alvos não foram divulgados. Mas nas redes sociais, o deputado estadual Capitão Assumção informou que foi um dos alvos dos mandados.
A operação foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federa (STF), nos “autos do Inquérito 4.781/DF, em atendimento à representação da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Espírito Santo (PGJ/ES)”, como explicou a Polícia Federal.
Além do Espírito Santo, a operação é realizada em outros estados do país contra pessoas ligadas a atos antidemocráticos, entre eles os bloqueios de estradas promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) inconformados com a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.
Investigadores consideram que trata-se da maior ofensiva já realizada conta os financiadores dos atos .