Uma operação da Polícia Militar (PM) identificou áreas desmatadas ilegalmente nas regiões de Santo Anselmo, Córrego Sujo e Tabocas, localizadas no município de Santa Teresa. Os espaços, de acordo com a PM, soma 22 mil metros quadrado e estavam em estágio médio de regeneração.
Nomeada Operação Curupira II, a ação aconteceu em parceria com Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
“O local foi escolhido por ter um grande fragmento de Mata Atlântica preservada e em recuperação. O foco foi no combate ao desmatamento ilegal, parcelamento irregular de solo e agressões de forma geral ao ecossistema” informou a equipe policial.
Durante a verificação do local, ainda foram flagrados duas intervenções em Área de Proteção Permanente (APP), uma construção de poço escavado com afloramento de lençol freático e o início de queima de vegetação nativa que foram dispostas em leiras.
Segundo o o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, novas operações voltarão a acontecer em breve no Espírito Santo: “os infratores serão autuados e as áreas embargadas para recuperação do dano ambiental”, ressaltou Monteiro.
Denuncie desmatamento irregular
A BPMA informa que as denúncias anônimas de crimes ambientais podem ser realizadas por meio do número 181, ou pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br.





