Mais 13 cidades do ES passam a integrar o Mapa de Turismo Brasileiro. Confira quais

Por Rodrigo Gonçalves

O Espírito Santo conta agora com 67 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Na nova versão, anunciada nesta semana, 13 novas cidades passam a integrar a lista, que é dividido em 10 Regiões Turísticas (RT)  do Estado.

Passam a compor o Mapa do Turismo capixaba os municípios de Ponto Belo, Pedro Canário, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Jaguaré, Sooretama, Rio Bananal, Baixo Guandu, São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Marataízes, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte.

A cidade de Alfredo Chaves foi o único município a mudar de RT. Ela sai da Costa e da Imigração e passa a constar na Montanhas Capixabas. Assim como a local antes chamada Região Turística Pedras, Pão e Mel passa a ser denominada por Região Turística Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba.

Para entrar na lista, foram necessários cumprir com diferentes quesitos relacionados a organização da atividade turística. São elas:

  • quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos,
  • a estimativa de visitantes domésticos e internacionais
  • arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
  • comprovar a existência de órgão ou setor município responsável pela pasta do turismo;
  • existência de orçamento anual destinado ao fomento do turismo;
  • ter Conselho Municipal de Turismo instituído por lei e ativo
  • ter no mínimo, três prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur)

Após a leitura de cada ponto, eles classificam os locais de A a E no mapa. No site oficial da matriz de turismo, é informado, por exemplo, que a Serra recebeu 87.263 visitantes do Estado e 1.826 pessoas do público internacional.

Essas questões, de acordo com o MT, são importantes para a mostrar entendimento técnico do setor. “O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo”, diz o comunicado do MT.

“Parabenizo o resultado alcançado, fruto de um trabalho de conscientização e mobilização dos gestores que perceberam o valor do turismo como oportunidade de incremento da economia nos municípios, estimulando a regularização e, agora, usufruindo do conjunto de ações e de investimentos direcionados a estas cidades”, afirmou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Para integrar o Mapa do Turismo, o município precisa comprovar a existência de órgão ou setor município responsável pela pasta do turismo; existência de orçamento anual destinado ao fomento do turismo; ter Conselho Municipal de Turismo instituído por lei e ativo e ter, no mínimo, três prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – CADASTUR.

O Espírito Santo se mantém dividido em 10 Regiões Turísticas (RT)

Conheça a composição das 10 regiões turísticas: 

  1.  Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba
  2. Costa e da Imigração
  3.  Caparaó
  4.  Verde e das Águas
  5. Doce Pontões Capixaba
  6.  Doce Terra Morena
  7. dos Imigrantes
  8.  Metropolitana
  9.  Montanhas Capixabas
  10.  Sul Capixaba dos Vales e Café.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.