ES quer vacinar 1,5 milhão de pessoas contra gripe usando cepas atualizadas da Influenza

Por Fabio Botacin

O Espírito Santo pretende imunizar 1,5 milhão de pessoas com a vacina contra a influenza na campanha de 2022. A campanha tem início ainda neste mês de março pela Secretaria estadual da Saúde. Serão duas etapas para atender ao público alvo. O Dia D da imunização já está marcado e vai acontece no dia 30 de abril, mas as pessoas poderão procurar as salas de vacinação até o dia 03 de junho. Este ano a vacina recebeu uma “atualização”: foram incorporadas duas novas cepas para oferecer proteção ao público.

Para este ano, a primeira etapa vai contemplar os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde – uma população estimada, segundo dados do Ministério da Saúde, de 704.772 pessoas. A vacinação para a primeira etapa ocorre até o dia 02 de maio.

Nesta quarta-feira (23) as doses estão sendo distribuídas para as regionais da Saúde e para as cidades da Grande Vitória, que já poderão dar início à mobilização.

Novas cepas

Segundo a referência estadual da Vigilância da Influenza, da Secretaria da Saúde, a infecto pediatra Mariana Ribeiro Macedo, as vacinas disponibilizadas para a campanha deste ano têm compostos diferentes do ano anterior e, por isso, a importância de atualização do esquema vacinal dos grupos prioritários.

“A vacina deste ano está diferente do ano passado, com a incorporação de duas novas cepas, a Influenza H3N2 B Darwin e a B Austrália. Essas, junto à H1N1 A Victoria, compõem a vacina trivalente, que será ofertada pelo Sistema Único de Saúde. Assim, quem se vacinou ano passado e/ou teve a doença e está contemplado na vacinação para este ano, tem que se vacinar novamente”, salientou Mariana Macedo.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, e é de alta transmissibilidade e de distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. “A campanha tem por objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população-alvo para a vacinação”, explicou a secretaria.

Quem pode tomar a vacina na segunda etapa?

Na segunda etapa, com previsão de início no dia 03 de maio, serão contemplados: crianças (6 meses a menores de 5 anos), além de gestantes; puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores Portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, que juntos formam uma população de 787.802 pessoas no Estado.

ES tem 12 mortes por gripe neste ano

Segundo dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), até a semana epidemiológica de nº 10 de 2022, o Estado registrou 55 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza e 12 óbitos. Em 2021, foram registrados 200 casos e 47 óbitos, sendo que 80,8% desses óbitos foram em idosos de 60 anos ou mais.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.