Com o avanço da vacinação, o Governo do Estado decidiu retornar com a classificação do risco muito baixo, que corresponde a cor azul no Mapa de Risco. O anuncio foi realizado na tarde desta sexta-feira (11), após a reunião semanal do governo, que trata a situação da Covid-19 no Espírito Santo.
A categoria estava suspensa desde janeiro, quando houve um aumento disparado no número de casos em todo o estado. De acordo com o pronunciamento do governador Renato Casagrande, o momento é de queda em relação à pandemia e indicadores apontam para que a volta da matriz em risco muito baixo aconteça. Diante disso, as cidades que alcançarem o risco muito baixo terão autorização para realizar eventos sociais sem limitação, o que cabe também para atividades econômicas e sociais.
As regiões Sudoeste (Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante) e Central Serrana (Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa), já se encontram no azul.
Critérios da classificação
Para receberem esta cor, os municípios devem cumprir todos os requisitos que são: 80% da população adulta com a segunda dose ou dose única; 90% da população de 12 a 17 anos com a primeira dose; 90% da população idosa com a dose de reforço, no caso a população idosa apta a receber esta dose, de acordo com o intervalo definido pelo Estado (três meses depois da D2).





