O retorno das festas de final de ano estão cada vez mais perto para os capixabas. De acordo com o secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes, há a possibilidade da liberação das festas devido ao avanço da cobertura vacinal e a classificação das microrregiões em “risco muito baixo”.
“Será com uso de máscaras em alguns ambientes, mas com abraços, festas, toda a população reunida. Um final de ano com retomada plena”, contou o secretario.
Nésio ainda falou que também o verão de 2022 será semelhante aos períodos anteriores a pandemia da Covid-19 se houver a preservação das características conhecidas do vírus e colaboração da população.
Mutação
Uma super variante na proteína do vírus da Sars-coV-2 foi detectado no município de Belém, no estado do Pará. Essa mutação faz com que, dependendo do teste feito para detectar o vírus, ele não seja identificado.
Apesar desse impasse, o secretário afirmou que os testes de RT-PCR feitos pelo Laboratório Central (Lacen) do Estado, são capacitados para identificar outras regiões do novo coronavírus. Desta forma, não há chances das testagens com os infectados receberem resultados negativos.