Ambulâncias Semus
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adquiriu quatro novas vans para transportar pacientes de Vitória que realizam procedimentos ambulatoriais especializados, fisioterapia ou hemodiálise e diálise.
Com as novas aquisições, esse atendimento será ampliado em, aproximadamente, 30% para esse público, totalizando cerca de 10 mil remoções por ano. Já entre os pacientes cadeirantes, essa ampliação será, em média, de 40%, totalizando 7 mil atendimentos por ano.
Segundo a Gerência de Regulação, Controle e Avaliação, as vans, atualmente, fazem quase 1.150 atendimentos por mês. Além de ampliar a oferta dos serviços, os novos veículos também garantem o transporte de qualidade e humanizado.
“As novas vans buscam humanizar o atendimento ofertado às pessoas que necessitam de transporte sanitário eletivo. Muitas vezes, a rotina dos usuários que realizam tratamentos prolongados requer o uso recorrente do nosso transporte. Por isso é tão importante veículos modernos que ofereçam conforto e bem-estar aos nossos munícipes”, afirma a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.
Os veículos foram adquiridos por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Como funciona
A solicitação do serviço de transporte sanitário eletivo é feita mediante avaliação pela equipe de saúde da unidade de referência do paciente, obedecendo a critérios e protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Uma equipe da Central de Transporte Sanitário da Semus analisa a solicitação, considerando critérios como vinculação da instituição de saúde ao SUS, quadro clínico do morador e redução de mobilidade do paciente.