Com mais de 62 mm de água acumulada nas últimas 24 horas, o município de Anchieta, no Sul do Estado, registrou a maior quantidade de chuvas do Espírito Santo durante a última segunda-feira (16) e esta terça-feira. Ao todo, segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, foram 62,60 mm, mas não houve registros de desalojados ou acidentes.
Logo atrás na lista, está o município de Viana, com 61,60 mm. Uma das situações mais complicadas aconteceu na BR 101, na entrada do bairro de Marcílio de Noronha. Segundo imagens da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a água chegou a cobrir os carros que estavam no local, por volta das 20h. A pista foi liberada nos dois sentidos cerca de meia-hora depois.
Na cidade, também houve a queda de árvores por quatro pontos da rodovia, entre os km 27 e km 29 (próximo à ponte do Jucu). As árvores foram retiradas pelo Corpo dos Bombeiros, conforme apontou a PRF.
Pontos de alagamento também foram registrados em Atillio Vivácqua, Vargem Alta e Apicá, onde choveu cerca de 55,60 mm, 51,20 mm e 48,80 mm, respectivamente.
Já em Cachoeiro de Itapemirim, que ocupa o sexto lugar na lista de cidades com maior acúmulo, os bairros Nova Brasília e Baiminas foram os mais surpreendidos pelas força das águas. No bairro IBC, uma casa ficou destelhada. Até o momento, de acordo com os moradores, apenas o córrego que corta o bairro Agostinho Simonato transbordou, mas não houve vítimas.
Em Cariacica, um muro caiu sobre uma residência no bairro Jardim Campo Grande; e uma casa ficou destelhada, inclusive com risco de desabamento, no bairro Santo Antônio.
Previsão do tempo
Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) emitiu um alerta de cor amarela para o Estado, ou seja, que sugere um risco moderado de fenômenos meteorológicos adversos dentro das próximas 72 horas. O alerta ficará em vigor até a madrugada desta quarta-feira, às 3h.
“Na área as condições são favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva fortes, que poderão vir acompanhada de temporais com descargas elétricas, rajadas de vento de moderada a forte intensidade, e não se descarta eventual queda pontual de granizo”, diz o alerta.
Por Maria Fernanda Conti