Em coletiva da Secretaria de Saúde (Sesa), realizada nesta terça-feira (03) foi anunciado que o Estado tem expectativa da chegada de 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19 até o dia 15 de agosto. De acordo com o secretário da Sesa, Nésio Fernandes, os municípios devem se organizar para receber estas doses e avançar de forma rápida no esquema vacinal.
Fernandes ainda comentou sobre a porcentagem baixa de vacinados em algumas cidades do Espírito Santo. “Reconhecemos que alguns municípios, como Serra e Cariacica, foram prejudicados no quantitativo de doses enviadas por terem uma grande população, e vamos agora corrigir enviando mais vacina. Muito disso também acontece porque essas doses iam para grupos prioritários e a analise é que daqui em diante é de uma distribuição com mais rigor de acordo com faixa etária.”
Testagem
A vacinação foi apontada como sendo de grande importância para a diminuição da curva de óbitos, internados e casos, mas outras medidas são importantes na diminuição, como a testagem.
“A incorporação de novo equipamento com outros três robôs vão emitir a partir do mês de outubro 8 mil testes e é serão ainda complementados por exames comprados pelo particular. A capacidade da ampliação do teste permite qualificar a ruptura da cadeia de casos positivos tanto de pessoas vacinadas quanto nas não vacinadas”, disse o secretário.