O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), anunciou o resultado final do Edital nº 01/2025 do Programa Sementes. O programa visa fortalecer o ecossistema de inovação no estado, com foco no desenvolvimento de soluções socioambientais para a região da Bacia do Rio Doce.
Após análise das propostas e recursos administrativos, foram selecionadas 50 startups que atuarão em municípios da Bacia do Rio Doce, incluindo Linhares, Colatina, Marilândia, São Mateus, Aracruz, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão e Serra. Cada projeto receberá um aporte de R$ 100 mil, totalizando um investimento de R$ 7,6 milhões.
A coordenadora do programa, Jamylly Caran, destacou o nível de qualidade e os desafios na escolha das propostas, resultado de um processo criterioso, dividido em análise documental, avaliação técnica dos projetos e entrevistas com os proponentes. “O Sementes recebeu mais de 300 propostas e havia grande expectativa por parte dos concorrentes. Queremos reforçar que todos os inscritos contribuíram para fortalecer o ecossistema capixaba de inovação. Agora iniciamos uma nova etapa com foco em desenvolver modelos de negócios sólidos, validados e preparados para escalar no mercado”, disse.
As startups selecionadas passarão por um ciclo de aceleração de seis meses, que incluirá mentorias, capacitações e acesso a uma rede de apoio especializada para potencializar seus negócios. O objetivo é criar soluções inovadoras que atendam a desafios socioambientais locais, estimulando o surgimento de novos empreendimentos e o crescimento sustentável da região.
Como conferir
Para acessar a lista com as startups selecionadas, acesse secti.es.gov.br/sementes e siga até o final da página.