A Polícia Civil divulgou na manhã desta sexta-feira (6), o balanço da Operação Shamar, realizada ao longo do mês de agosto em todo o Espírito Santo. Todos os 78 municípios capixabas receberam a operação, que, ao todo, resultou na prisão de 285 homens autores de diversas violências contra a mulher.
De acordo com informações da polícia, a operação faz parte de uma ação nacional e tem o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, além do feminicídio.
A operação também visou o trabalho preventivo, reforçando as ações que podem ser tomadas para prevenir esses tipos de violência. As ações itinerantes contaram com orientações, abordagens, conversas, palestras e distribuição de material informativo em ruas, comércios, escolas, órgãos públicos e empresas.
“Essa operação visou tanto ações de repressão quanto ações de prevenção. Em geral, a violência contra a mulher não começa com a violência física, ela começa com a violência moral, por meio de xingamentos e humilhações. Após isso, ela pode evoluir para violências psicológicas até chegar a crimes mais graves”, explicou a Delegada Claudia Dematté.